Conteúdo

Esquenta NFL Draft 2022 - Quarterback

18 de abril de 2022

(Por Daniel Morales)

A classe de 2022 da principal posição de ataque do futebol americano não é tão vistosa quanto a de 2021. Os quarterbacks da próxima classe de draft não possuem nenhuma grande expectativa sobre eles, mas alguns são bastante talentosos, que se bem lapidados, podem trazer bons frutos à franquia que escolhe-lo no final de abril. Kenny Pickett de Pittsburgh, Sam Howell de North Carolina, Desmond Ridder de Cincinnati, Malik Willis de Liberty, Matt Corral de Ole Miss e Carson Strong de Nevada, são bons nomes a serem observados na classe desse ano.

Malik Willis

Idade: 22 anos

Universidade: Liberty

Malik Willis é o favorito a ser o primeiro QB escolhido no draft de 2022. Nascido em Atlanta, no estado da Geórgia, Willis tem potencial para ser um bom quarterback na NFL caso seja bem lapidado, pois ainda está cru. Willis, graças à sua força física, consegue fugir bem da pressão da defesa, escala bem o pocket e possui bastante força no braço. Entretanto, não é um QB que chega pronto para ser titular na NFL. Willis possui problemas na tomada de decisão, além de ser inconsistente no passe. Apesar de sair bem da pressão da defesa, Willis possui movimentos equivocados na hora de fugir da front 7 e isso pode fazer com que ele sofra bastante fumbles, além dos sacks. Malik precisa de uma boa OL para protegê-lo e permitir que ele escolha a melhor jogada. Malik Willis tem talento. É rápido, tem força no braço e atleticismo. No entanto, uma escolha alta nele é uma aposta muito arriscada. Caso seja bem lapidado, pode dar um bom resultado no futuro.

Sam Howell

Idade: 21 anos

Universidade: North Carolina

Sam Howell, de North Carolina, se caracteriza por ser um QB bastante inteligente. Howell tem uma boa leitura de jogo e costuma tomar boas decisões. Além de ser um líder em campo, Howell possui força no braço, bastante precisão nos passes, velocidade e ainda escala bem o pocket, características fundamentais na NFL atual. Porém, nem tudo são flores e Sam Howell possui quesitos que é necessário serem melhorados. Apesar de ter precisão nos passes, Howell é bem inconsistente, às vezes errando passes considerados mais fáceis. Howell também tem problemas quando precisa improvisar em alguma jogada em que for mais pressionado. Por não ter feito tanto 'barulho' no College, Sam está cotado a sair para final de primeira rodada ou até segunda rodada. Outro aspecto que pesa contra Howell é a questão da altura. Com 1,85 m, ele é considerado baixo para posição de quarterback. É um QB que se a franquia que o escolher tiver paciência e souber trabalhar bem seu jogo, pode ter bons resultados no futuro, pois se trata de um quarterback bastante inteligente e preciso nos passes.

Kenny Pickett

Idade: 23 anos

Universidade: Pittsburgh

Experiência talvez seja a principal característica de Kenny Pickett. O QB de Pittsburgh jogou todos seus anos no College Football e isso fez com que ele melhorasse seu jogo sendo finalista do prêmio Heisman em 2021. Pickett também se caracteriza por ser um QB bastante inteligente,  preciso nos passes e com uma mecânica bastante consistente. A sua grande temporada de sênior no ano passado fez com que fosse considerado um quarteback de 1° rodada de draft. O atleticismo e físico são outros aspectos que favorecem Pickett, que com isso, consegue fugir bem das pressões e ter um bom jogo terrestre. Sobre pontos a se evoluir, Pickett fez melhorias em seu jogo em 2021, mas sempre pode ir além. Ele precisa ser mais consistente em escalar o pocket, além de ser considerado meio arrogante. Kenny Pickett possui aspectos muito bons em seu jogo, mas nenhum consistente. Ter um jogo mais seguro e ficar mais atento às pressões da defesa adversária também são aspectos a se melhorar para o QB de Pittsburgh. O time que draftar Kennedy Pickett estará recrutando um QB com perfil de liderança e que carregou o ataque de seu time no College em 2021. Inteligente e com ótima tomadas de decisões, Pickett talvez seja o melhor quarteback da classe de 2022, apesar de não estar cotado para sair nas primeiras escolhas, e talvez nem na primeira rodada.

Desmond Ridder

Idade: 22 anos

Universidade: Cincinnati

Desmond Ridder levou Cincinnati até a semifinal do College Football em 2022, quando sua equipe foi derrotada por Alabama. Ridder se caracteriza por seu atleticismo e um jogo bastante maduro. Além disso, ele tem um histórico de poucas lesões e costuma ser um jogador que está saudável na maioria do tempo. Sua principal lesão foi no ombro, em 2019. Seu atleticismo, que já foi destacado aqui, contribui para que ele seja rápido e o seu jogo terrestre é um aspecto a se observar. Escala bem o pocket, além possuir uma altura e peso para a posição de QB. Porém, assim como boa parte dos quartebacks da classe de 2022, Desmond Ridder é um quarteback que ainda está em desenvolvimento e ainda precisar evoluir muito seu jogo para ter boas chances na NFL. Sua precisão nos passes e força nos braços são aspectos que precisam de grande melhoria e evolução durante seu começo de trajetória na National Football League. Seus problemas com passe talvez sejam a maior preocupação em seu jogo. Até por isso, Desmond é um QB que explora bastante o jogo corrido. Um quarterback de boa índole e que se destacou em 2021, mas que possui no jogo corrido seu maior ponto forte e precisa melhorar seus passes, principalmente os mais longos.

Matt Corral

Idade: 23 anos

Universidade: Ole Miss

Matt Corral é um dos prospectos que mais tem chamado a atenção recentemente. O QB de Ole Miss possui características fundamentais para um quarteback em 2022 na NFL - mobilidade e bons passes curtos e longos, com um jogo bastante preciso. Corral possui uma boa altura para posição, além de ter força no braço e poder atacar com lançamentos intermediários e mais profundos no campo. Matt se movimenta bem no pocket, com bastante equilíbrio, podendo encontrar as melhores janelas para fazer os passes. Inteligência e conhecimento sobre o jogo são outros aspectos bastante interessantes em seu repertório. Um dos pontos negativos de Matt Corral é sua demora para entrar nos jogos, começando as partidas com passes imprecisos (mas vai melhorando ao decorrer do jogo). É um quarterback que tem potencial para ser titular na NFL, mas seu começo na liga pode ser bastante árduo até se adaptar. Matt Corral é um QB que aparece bastante em jogos grandes, sendo muito decisivo para sua equipe.

Carson Strong

Idade: 22 anos

Universidade: Nevada

Carson Strong, de Nevada, possui uma característica cada vez menos vista na NFL: ser um quarterback pocket passer, ou seja, um QB que fica mais no pocket procurando os melhores passes. Strong consegue fazer um boa leitura antes do snap e consegue ler e explorar matchups mais favoráveis para seus alvos. Carson Strong é mais um QB da classe de 2022 com bastante força no braço e com uma força acima da média. Ele consegue lançar para mais de 60 jardas com certa facilidade, e é o quarterback com o braço mais forte da classe desse ano. Porém, como dito antes, Strong é um QB que fica mais no pocket e isso faz com que ele tenha dificuldades quando é pressionado e precisa sair. Este é o maior problema para o quarterback de Nevada na NFL. Carson é junto de Malik Willis os favoritos a serem o primeiro escolhido da posição. A força no braço é um aspecto que faz Strong ter potencial para ser titular na National Football League, mas a questão de jogo com os pés é a principal preocupação, visto que QBs móveis tem sido a maior tendência na liga.