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Automobilismo

Especial Indy 500: Quando o título da temporada virou prêmio de consolação

(por Gefferson Kern/ colaborador Brasil do IndyCarLatinos.com)Faltam 22 dias para as 500 Milhas de Indianápolis. Em 1991, Michael Andretti, quarto maior vencedor de corridas da história da Fórmula Indy, vivia o auge de sua carreira, quando tinha exatamente 28 anos. Ao fim daquele ano, conquistou seu único título na categoria. Mas não pode impedir a frustração de perder a prova de maneira espetacular, ao ser ultrapassado por fora a menos de 50 quilômetros da bandeirada, naquela que provavelmente foi sua melhor chance de vencer a Indy 500.Naquele ano, uma das grandes atrações da corrida era A. J. Foyt. Após destruir as pernas e os pés num acidente em Elkhart Lake, no ano anterior, era cogitado que o texano, já com 56 anos e 33 participações consecutivas em Indy, anunciasse sua aposentadoria. Mas Foyt planejou correr a prova e só em seguida se retirar das pistas. E assim foi: sorteado para ser o primeiro a fazer uma tentativa no Pole Day, A. J. conseguiu um sensacional segundo lugar no grid de largada. Era a primeira vez que ele se classificava para a primeira fila desde 1982. Esta foi uma das primeiras filas mais estreladas da história de Indianápolis, com o pole position Rick Mears, Foyt e Mario Andretti: nada menos do que oito anéis de vencedor conquistados até então para comandar o grid. E esse número aumentaria ao final da corrida. Na prova, Mears saiu na frente, mas perdeu a ponta para os Andretti, Mario e depois Michael, na volta 12. O primogênito, diga-se, foi dominante por boa parte da contenda: liderou 97 voltas. Era ele quem estava na ponta na volta 183, quando o motor do March-Alfa Romeo de Danny Sullivan estourou. O piloto da Newman-Haas, que precisava reabastecer, foi aos boxes e voltou logo atrás do pole Mears, que retornava à ponta.Na relargada, na volta 186, Andretti embutiu na traseira de Mears e colocou seu Lola-Chevrolet na liderança, com uma bela ultrapassagem por fora na curva 1. A manobra não saiu barato. Na volta seguinte, Mears fez exatamente o mesmo movimento e deixou o filho do velho Mario a ver navios. O Andretti-pai, diga-se, apareceu lento na entrada dos boxes voltas mais tarde. E muitos desconfiaram que seria uma decisão propositada para chamar a bandeira amarela, reagrupar o pelotão e beneficiar o filho. Se foi ou não, não deu certo. No ano em que, nos treinos, sofreu seu primeiro acidente em Indianápolis desde a edição em que estreou no famoso circuito, em 1977, Mears faturou seu quarto e último título da prova. E Michael teve de se contentar “apenas” com o título da temporada…A prova de 1991 ainda foi recheada de fatos inéditos, dignos de nota ou recordes. Confira:*Primeiro piloto negro a se classificar para a prova (Willy T. Ribbs);*Primeiro japonês a se classificar para a prova (Hiro Matsushita);*Primeira vez que quatro membros da mesma família se classificam para a prova (Mario, Michael, Jeff e John Andretti);*Primeira pessoa a pilotar o Pace Car após passar por transplante de coração (ninguém menos do que Carroll Shelby);*Sexta pole de Rick Mears, recorde absoluto (os próximos na lista são Rex Mays, A. J. Foyt e Hélio Castroneves, todos com quatro);

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