Conteúdo

Espanhol Alex Palou é o campeão da Fórmula Indy; Colton Herta vence em Long Beach

26 de setembro de 2021

(por Jefferson Castanheira)
 

O melhor espanhol do automobilismo mundial não é Fernando Alonso, o nome dele é Alex Palou! Em uma temporada consistente, com um segundo lugar na Indy 500 em que teve um duelo espetacular com Helio Castroneves, o vencedor deste ano, sendo imensamente agressivo como necessário, o piloto de 24 anos da Chip Ganassi e o lendário número #10 da equipe, que já foi do também campeão Dario Franchitti, alcançou o pináculo da categoria mais importante do automobilismo no continente americano. Josef Newgarden não teve como chegar próximo de Palou na pontuação do campeonato, mas conquistou o vice da temporada. Pato O’Ward, que chegou em Long Beach como maior ameaça ao título de Palou, ficou em terceiro na pontuação geral. "Que corrida! que temporada! Eu não sei muito mais o que dizer, só agradecer a todo mundo da minha família e à equipe. Quero aproveitar essa oportunidade que o time me deu e manter esse nível", disse Alex Palou.

Mas na corrida, a vitória ficou pela segunda vez seguida com Colton Herta, que acertou muito bem na estratégia, aproveitou bandeiras amarelas e teve trocas perfeitas de pneu, que colocaram o piloto no topo do GP.

Newgarden, que foi o pole-position, terminou em segundo, perseguindo Herta. Completando o Top 10, Scott Dixon foi o terceiro, seguido de Palou em quarto, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, Jack Harvey, Sebastian Bourdais, Takuma Sato e Will Power fechando o Top 10. 

Helio Castroneves, que largou em terceiro e liderou a prova por algumas voltas, escolheu uma estratégia ruim com a equipe Meyer Shank e foi de pneus duros, sendo mais lento que os demais, esperando que a prova não tivesse bandeiras amarelas, mas o tiro saiu pela culatra, e o brasileiro terminou a prova apenas em 20º.

Além do título de Palou, Scott McLaughlin ganhou o prêmio de Rookie do Ano, sendo o estreante com maior número de pontos, logo a frente de Romain Grosjean, que abandonou a prova. McLaughlin é o primeiro piloto da Penske a vencer o prêmio. 

A temporada 2022 da Fórmula Indy começa no mês de fevereiro, direto das ruas de St. Petersburgh, na Flórida.