Conteúdo

Três equipes que estão surpreendendo neste início de temporada da MLB

9 de agosto de 2020

(por Leonardo Costa)

Com pouco mais de duas semanas de temporada e praticamente 1/4 das partidas disputadas, a MLB já nos apresenta algumas surpresas. O fato de um campeonato com apenas 60 jogos faz com que esses "azarões" possam garantir uma vaga nos playoffs graças ao início de campanha, algo que em um temporada completa seria mais difícil.
 
Evidente que Yankees e Dodgers tem tido um bom começo, mas já era algo esperado. Vamos falar de três equipes que pouca gente apostou antes do playball, mas que até agora estão surpreendendo.

 

Colorado Rockies

Os últimos anos da franquia estão recheados de altos e baixos. Os arremessadores que ajudaram a equipe chegar até a pós-temporada em 2018, foram os mesmos que deixaram a franquia com uma das piores campanhas ano passado e com a pior efetividade. Mas, tudo leva a crer que neste ano eles voltaram à velha forma.
 
O venezuelano Germán Márquez e Kyle Freeland surgem como possíveis candidatos a Cy Young, enquanto Joy Gray e Antonio Senzatela elevam o nível de uma rotação que pode ser uma das mais profundas da liga.
 
Do lado ofensivo, Trevor Story e Nolan Arenado seguem produzindo em larga escala e, com a companhia de Charlie Blackmon em modo MVP, dão a margem necessária para a equipe caso o grupo de abridores perca o ritmo.
 
Líderes da Divisão Oeste da Liga Nacional e com o melhor aproveitamento da temporada até o momento, os Rockies ainda ostentam o melhor AVG e o segundo melhor OPS da liga.

 

Detroit Tigers

Donos da pior campanha da temporada passadas, os Tigers estão atrás apenas do Minnesota Twins na Divisão Central da Liga Americana, deixando para trás as fortes equipes do Cleveland Indians e do Chicago White Sox..
 
Com 8 vitórias em 13 partidas, Detroit tem o segundo melhor retrospecto fora de casa dentre todas as equipes e tem em JaCoby Jones sua mais grata surpresa, pois ninguém na Liga Americana tem rebatido melhor que ele. Jones saltou de uma média .235 no bastão em 2019 para .333 até o momento, ajudando a equipe a ter o 5º melhor OPS da Liga Americana.
 
A ofensiva compensa um grupo de arremessadores que está abaixo da média da liga, tanto em ERA, quanto em WHIP, mas que tem em Spencer Turnbull com um ótimo início, tendo um ERA acima de nomes badalados, como Gerrit Cole e Zach Greinke.
 
Pode ser difícil para o time manter o ritmo até o final da temporada, sobretudo pela qualidade de equipes que tem em sua divisão. No entanto, o início de campeonato dos Tigers é acima de qualquer expectativa e não poderia ficar de fora dessa lista.
 
 

San Diego Padres

Quando trouxeram Manny Machado no começo da última temporada, contando com uma das melhores "farms" da liga, era esperado que os Padres começassem a ganhar terreno na Divisão Oeste da Liga Nacional, e 2020 parece ser o ano.
 
Machado já entendeu que a grande estrela da franquia atualmente é Fernando Tatis Jr., que vem melhorando a cada partida após disputar somente 83 jogos em 2019 por lesão. É dominante na defesa e um perigo no bastão, tanto que já lidera a MLB em OPS e é quem mais disparou HR's na Liga Nacional com 8.
 
No montinho, Chris Paddack vem cumprindo com o que dele se esperava, enquanto Dinelson Lamet e Garrett Richards estão mais sólidos. Kirby Yates ainda não demonstrou seu melhor nível, mas segue sendo um closer de elite.
 
Atualmente os Padres ocupam a terceira colocação da Divisão, e talvez não tenham fôlego para competir com os Dodgers, mas travarão um forte embate contra os Rockies, contando com Tatis Jr. como seu principal trunfo.