Conteúdo

Emma Raducanu faz história e conquista o US Open com apenas 18 anos

11 de setembro de 2021

(por Rafael Lima)
 

Fã de tênis, anote esse nome: Emma Raducanu. A britânica de apenas 18 anos, vinda do “qualify”, venceu seu primeiro Grand Slam na carreira, sem perder nenhum set sequer, derrotando a canadense, também muito jovem (19), Leylah Fernandez, por 2 a 0 (6/4 e 6/3).

Raducanu fez história sendo a única tenista, entre masculino e feminino, a vencer um Grand Slam. O triunfo começou com uma quebra de serviço logo de cara. Mas, Fernandez entrou no jogo e, na segunda metade do set, conseguiu derrubar o saque da britânica atuando com muita firmeza. 

Já no décimo game, com um 5/4 a favor, Raducanu conseguiu belas devoluções e fez 1 a 0 com um winner de forehand após ter perdido três set points.

O segundo set começou com Emma Raducanu parecendo que quebraria o saque da adversária, mas com muita paciência e um bom jogo de fundo de quadra, Leylah Fernandez salvou três break points e, logo no game seguinte, impôs uma quebra à britânica. 

Quando tudo parecia que ia equilibrar, o jogo agressivo de Raducanu encaixou a jovem ganhou confiança para vencer quatro games seguidos, abrindo 5/2 e tendo a oportunidade de vencer quebrando novamente o serviço de Leylah Fernandez. Só que a resiliente canadense salvou dois match points e garantiu o game. 

Emma Raducanu chegou a se machucar na parcial, salvou um break point e, usando uma agressiva, sacou para o ace mais importante de sua carreira, garantindo seu primeiro título de Grand Slam.

Com a conquista, Raducanu pega um elevador da 150ª posição do ranking da WTA para o 24º lugar. Já Leylah Fernandez, por sua vez, subiu da 73ª para a 27ª posição.