Conteúdo

Em jogo de final emocionante, Mavericks derrotam Jazz e avançam para às semifinais do Oeste

29 de abril de 2022

(por Daniel Morales)

Na Vivint Arena em Salt Lake City, o Dallas Mavericks derrotou mais uma vez o Utah Jazz e avançou para as semifinais da conferência Oeste. Em jogo que os erros ofensivos do Jazz foram cruciais, os Mavs contaram com grande de jogo de Luka Doncic nos dois lados da quadra para conquistar uma vitória que faz com que a franquia texana avance na pós-temporada pela primeira vez desde 2011. 

O Jogo 

O Jazz jogava a sua vida na temporada e já os Mavericks jogavam para matar a serie e avançar para semifinal do Oeste. Os dois times começaram muito nervosos e errando muito no ataque, mas quando a laranja começou a cair, o Jazz começou melhor com Donovan Mitchell com 5 pontos. 

Jalen Brunson seguia sendo o principal destaque dos Mavs com 8 pontos. Porém o Jazz conseguiu abrir vantagem de duas posses após duas bolas triplas nos minutos finais do quarto. 

O segundo quarto começou com Doncic acertando dois lances livres. Os Mavs reagiram no jogo com grande participação de Finney-Smith que acertou a primeira bola tripla de Dallas no jogo, e Spencer Dinwiddie que foram importantes para reação do time de Jason Kidd. Após uma bola tripla de Doncic, os Mavericks assumiram a liderança da partida. 

No entanto, foi o Jazz que foi para o intervalo na liderança e com uma boa vantagem. O time da casa foi mais eficiente no ataque e conseguia capitalizar os erros de Dallas no ataque. Após uma bandeja de Bojan Bogdanovic, o Jazz foi para o vestiário com doze pontos na frente. 

Com uma melhor marcação da defesa e com o ataque jogando melhor, Dallas conseguiu cortar a diferença para sete pontos forçando Quin Snyder a pedir um 

timeout. Logo após o timeout, Mitchell matou uma bola para o Jazz, porém Jalen Brunson voltou a diminuir para os Mavs em seis pontos. 

As bolas de três que não caíram no primeiro tempo começaram a cair no segundo com Doncic e Bogdonovic fazendo um duelo particular matando bolas triplas em sequência, mas o momento do jogo era dos Mavericks. 

O time do Texas fazia um bom jogo na defesa conseguindo anular as ações do Jazz e com destaque para Doncic que fazia um ótimo trabalho marcando Rudy Gobert. O esloveno, no ataque, também liderava seu time junto de Brunson. Os dois estavam combinando para 39 pontos. 

Com cinco pontos à frente, os Mavs foram para o ultimo quarto para tentar fechar a série. Eles se mantinham na frente, mas o Jazz não desistia do jogo e se mantinha vivo na peleja até os minutos finais. Mitchell e Gobert tentavam manter o time de Salt Lake City na disputa, mas Brunson, Finney-Smith e Doncic faziam um grande jogo para manter o time visitante na frente. 

Os minutos finais foram emocionantes. Gobert, com uma linda enterrada empatou o jogo, mas, na sequencia, Brunson recolocou os Mavericks à frente com uma bola tripla. Segundos finais. Mike Conley com a bola podendo colocar o Jazz na liderança, mas para o desespero dos torcedores do Jazz na Vivint Arena, o experiente armador andou e a bola voltou para Dallas. 

Tudo acabado para o Jazz? Ainda não. Brunson teve a chance de acabar com o jogo com dois lances livres, mas o camisa #13 do Mavs queria emoção e acabou errando o primeiro. Quin Snyder pediu o timeout para desenhar a jogada do empate ou até mesmo da vitória. 

Quatro segundos no relógio, Mitchell para Clarkson e Clarkson para Bojan Bogdanovic, estava nas mãos do croata a temporada do Utah Jazz. Bogdanovic arremessou, o relógio estourou, porém, a bola não caiu. 

Vitória heroica do Dallas Mavericks que vence uma serie de playoffs após onze anos. Agora, Luka Doncic e companhia terá o Phoenix Suns de Chris Paul e Devin Booker pela frente. 

Final de jogo: Dallas Mavericks 98 x 96 Utah Jazz