Conteúdo

(por Diego Dias)

Em partida bastante agitada ofensivamente, o Columbus Blue Jackets exigiu muito do goleiro do Arizona Coyotes Scott Wedgewood, autor de 42 defesas na noite. Mesmo assim, o resultado só veio na sétima rodada das cobranças de shootout.

Os Coyotes, no entanto, começaram bem a partida e abriram o placar nos primeiros minutos de puck deslizando. Lawson Crouse distraiu o goleiro Elvis Merzilikins, que não viu o disparo de Ryan Dzingel vindo em sua direção e nada pôde fazer para evitar o gol. Os Jackets, embora mais presentes no ataque, só chegaram ao empate com um power play finalizado por Boone Jenner, já com o intervalo se aproximando.

No segundo período o jogo esquentou, com muitas penalidades e disputa física para ambos os lados. Mas as ações ofensivas continuaram e Phil Kessel recolocou Arizona em vantagem com um foguete do círculo direito. Poucos segundos depois Jenner novamente acendeu a lâmpada e novamente igualou as coisas por um breve momento, já que no minuto seguinte Justin Danforth chutou e Wedgewood deu rebote. Ele, então, pegou a segunda chance e a aproveitou, se antecipando ao marcador, para marcar seu primeiro gol na NHL e deixar 3x2 Columbus.

Mas Arizona queria jogo, e Crouse pegou uma sobra de disco e, livre na crease, só empurrou para as redinhas, a 40 segundos do intervalo. No último período, muita disposição e pouca qualidade nos arremates deram a tônica. Até que Zach Werenski aproveitou um power play e marcou o quarto dos Blue Jackets contando com a sorte do disco bater na luva de Wedgewood e ir para o gol. No entanto, a equipe não segurou a vantagem e permitiu que Jason Chychrun avançasse para mandar o puck no cantinho de Merzilikins, no minuto seguinte.

Com o empate se prolongando após o tempo normal e o overtime, as cobranças de shootout definiram o vencedor. Mas ainda assim o duelo foi duradouro. No sétimo round, Antoine Roussel parou no goleiro, e o russo Yegor Chinakhov garantiu a vitória dos visitantes.

Final: Columbus Blue Jackets 5 @ 4 Arizona Coyotes (SO)

As equipes voltam ao rinque na noite de sábado (20). Columbus vai a Las Vegas duelar com os Golden Knights, enquanto Arizona recebe na Gila River Arena o Detroit Red Wings.

Os "breakaways" da quinta-feira:

- Depois de oito vitórias em sequência, e de 10 partidas pontuando, o Anaheim Ducks acabou derrotado pelo embalado Carolina Hurricanes, graças a um gol do novato Seth Jarvis no terceiro período. Como consolo, Troy Terry anotou o de honra dos californianos e pontuou pelo 16º jogo consecutivo;

- Connor McDavid está impossível! Além de empatar o duelo com o Winnipeg Jets com um golaço passando como quis pela defesa e mandando de backhand para as redinhas e chegando a 16 jogos seguidos pontuando, ele converteu no shootout a cobrança que deu a vitória ao Edmonton Oilers;

- Jakob Markström deteve os 27 chutes que sofreu e obteve seu quinto shutout na temporada (líder no quesito) na goleada do Calgary Flames para cima do Buffalo Sabres. No ataque, Johnny Gaudreau e Andrew Mangiapane anotaram dois gols cada no terceiro triunfo seguido dos canadenses sem serem vazados;

- Steven Stamkos marcou a menos de dois minutos para o fim da partida, deixando o Tampa Bay Lightning perto da vitória no tempo regulamentar, mas o Philadelphia Flyers forçou o tempo extra com Claude Giroux, a nove segundos do soar da sirene. O duelo só foi decidido nas cobranças de shootout, com Stamkos convertendo e Giroux desperdiçando antes de Brayden Point dar a vitória aos atuais campeões.

Outros resultados:

Calgary Flames 5 @ 0 Buffalo Sabres
Tampa Bay Lightning 4 @ 3 Philadelphia Flyers (SO)
Carolina Hurricanes 2 @ 1 Anaheim Ducks
Winnipeg Jets 1 @ 2 Edmonton Oilers (SO)
Detroit Red Wings 2 @ 5 Vegas Golden Knights
Pittsburgh Penguins 6 @ 0 Montreal Canadiens
San Jose Sharks 1 @ 4 St Louis Blues
New Jersey Devils 1 @ 4 Florida Panthers
Dallas Stars 2 @ 7 Minnesota Wild
New York Rangers 1 @ 2 Toronto Maple Leafs