Conteúdo

Em corrida movimentada, Max Verstappen controla no final, vence e abre vantagem no campeonato de pilotos

19 de junho de 2022

(por Antonio Vinicius)

Neste domingo foi realizado o nono GP da temporada, desta vez no Canadá. Após um sábado muito chuvoso durante o período do qualy, tivemos um lindo dia de sol em Montreal.  

Com uma largada perfeita, Max Verstappen não pestanejou e manteve a liderança nas primeiras curvas com muita tranquilidade, seguido por Alonso da Alpine e Sainz da Ferrari.  

Assim que houve a liberação do DRS por parte dos comissários de prova, Carlos Sainz e Fernando Alonso começaram uma batalha pelo segundo lugar. Na nona volta tivemos o primeiro abandono. Sérgio Pérez com problemas no motor teve que abandonar a prova. 

O que ocasionou em uma mudança de estratégia da Red Bull com Max Verstappen, que acabou perdendo a liderança para Carlos Sainz. Enquanto isso mais ao fundo do pelotão, Charles Leclerc que largou em 19º por ter trocado o motor vinha escalando o grid. 

Na volta 19, Mick Schumacher da Haas foi o segundo a abandonar a prova com problemas no carro também, trazendo outro Virtual Safety Car. Com esse segundo VSC, foi a vez de Carlos Sainz ir aos boxes, devolvendo a liderança da prova ao atual campeão Max Verstappen.  

Já na segunda metade da corrida, Max Verstappen foi  aos boxes novamente, devolvendo a liderança ao espanhol da Ferrari.  

Faltando 21 voltas para o final da corrida, o japonês Yuri Tsunoda acabou batendo sua Alpha Tauri, o que nos trouxe um Safety Car para reagrupar o pelotão e dar um pouco de emoção ao GP.  

Na relargada, Carlos Sainz começou uma cassada incessante a Max Verstappen em busca de sua primeira vitória na Fórmula 1. Porém, o duelo é simplesmente com o piloto número 1 do grid neste ano, que em momento nenhum deu margem pra erro e soube controlar o ritmo da corrida e abrir vantagem no campeonato de pilotos.. E assim terminamos o pódio do GP do Canadá:  

1. Max Verstappen  

2. Carlos Sainz  

3. Lewis Hamilton  

Completam o top 10:  

4-George Russell  

5-Charles Leclerc  

6-Esteban Ocon  

7- Fernando Alonso  

8-Valtteri Bottas  

9-Ghanyu Zhou  

10- Lance Stroll 

O próximo GP será no tradicionalíssimo circuito de Silverstone, na Inglaterra, em duas semanas.