Conteúdo

Dupla portuguesa decide, Manchester City vence o Aston Villa e segue na caça ao Chelsea

1 de dezembro de 2021

(Por Leonardo Costa)

 

Com um bom primeiro tempo, o Manchester City contou com gols de Rúben Dias e Bernardo Silva para abrir vantagem, vencer o Aston Villa e permanecer no calcanhar do líder Chelsea. Watkins chegou a diminuir para os The Lions na volta do intervalo, mas não impediu a primeira derrota de Steven Gerrard no comando da equipe.

Com Éderson, Fernandinho e Gabriel Jesus e entre os titulares, não demorou para o City impor seu ritmo. Antes dos cinco minutos de jogo, o goleiro Emiliano Martínez já tinha trabalhado duas vezes, primeiro em chute cruzado de João Cancelo e depois em bomba de Rodri.

O Villa respondeu com boa jogada de Watkins pela ponta, que entrou na área e cruzou para Bailey, mas o atacante foi travado na hora certa. Alguns minutos depois, foi a vez de Aké se antecipar a Watkins e afastar o perigo.

Martínez voltou a trabalhar aos 21 minutos em chute de Zinchenko. Sterling perdeu boa chance aos 23, mas aos 26 não teve jeito. O próprio Sterling faz boa jogada pela esquerda e cruza para trás, a bola passa por toda a área rival e fica com Rúben Dias, que de fora da área solta uma bomba para abrir o placar para os visitantes.

O City seguiu criando boas chances, mas falhando na definição. Mahrez, Rúben Dias e Gabriel Jesus chegaram perto de ampliar, mas foi Bernardo Silva quem marcou o segundo. Aos 42 minutos, Fernandinho puxa contra-ataque e aciona Jesus, que cruza na medida para o português chegar batendo de primeira, sem deixar a bola cair, e marcar um golaço.

Na volta dos vestiários, a resposta do Villa foi rápida. Logo no primeiro ataque, Douglas Luiz cobra escanteio e Watkins, bem posicionado, manda para o gol de perna direita. Era o gol que os donos da casa buscavam para incendiar o duelo.

Entretanto, o que se viu foi mais uma blitz da equipe de Manchester, com Gabriel Jesus, duas vezes, e Zinchenko, passando perto de ampliar. Os comandados de Gerrard levaram perigo com o zagueiro Konsa, mas a bola saiu tirando tinta da meta de Éderson.

Aos 29, Éderson brilhou para evitar o empate. Buendía descola ótimo passe para Chukwuemeka, que fica cara a cara com o goleiro, mas parou em grande defesa do brasileiro.

Na reta final, o Aston Villa não conseguiu pressionar, enquanto que o City girava a bola, mantendo a posse. Por fim, a reação dos donos da casa não veio, e o técnico Steven Gerrard conheceu sua primeira derrota como treinador na Premier League.

Final de partida: Aston Villa 1 x 2 Manchester City

Com os três pontos, o City chega aos 32 pontos e fica a apenas um atrás do líder Chelsea. Por outro lado, o Aston Villa termina a rodada na 13ª colocação com 16 pontos, seis a mais que o Burnley, primeira equipe dentro do rebaixamento.