Conteúdo

Dominante, Verstappen faz a pole no GP do Canadá; Alonso e Sainz completam top 3

18 de junho de 2022

(por Mattheus Prudente)

No retorno do GP do Canadá ao calendário da Fórmula 1, uma classificação na chuva mexeu muito nos primeiros colocados. No entanto, a pole position ficou com quem dominou todo o fim de semana, e o atual campeão Max Verstappen vai largar na frente em Montreal. Atrás dele, vem a genialidade de Fernando Alonso, com a Alpine, e Carlos Sainz, de Ferrari, em terceiro. 

Charles Leclerc teve que trocar componentes de sua unidade de potência e vai largar em 19º, só na frente de Yuki Tsunoda, que também trocou. Outro forte candidato na disputa pelo título mundial, Sergio Pérez bateu durante o Q2, e largará apenas em 13º, dando a oportunidade para Verstappen aumentar ainda mais a sua liderança no campeonato. 

O nome do fim de semana, no entanto, foi Alonso, que entrou na disputa direta pela pole até o final com Verstappen, mas a superioridade do carro da Red Bull falou mais alto. A equipe Haas terá dois carros no top 10 novamente, com Mick Schumacher e Kevin Magnussen fazendo ótimas voltas na pista molhada. 

Além de Pérez, a decepção ficou por conta de Lando Norris, que viu seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo ir para o Q3 enquanto um problema na unidade de potência o deixou em 14º. Outro que também foi mal foi Pierre Gasly, que ficou ainda no Q1 e vai largar em 15º. Os dois carros da Aston Martin, que vinham andando bem, também ficaram entre os últimos. 

George Russell, que vinha andando bem na chuva durante toda a classificação, se arriscou e tentou andar com pneus macios no final, mas acabou batendo no muro e danificando a sua asa traseira, largando apenas em oitavo. Lewis Hamilton, por sua vez, será o quarto, depois de ter achado uma grande volta no final do Q3. 

A corrida não deve ter pista molhada, mas o carro da Alpine, com Alonso, pode dar trabalho para a Ferrari de Sainz por conta de sua velocidade de reta. Na frente, Verstappen tem uma chance de ouro de se isolar ainda mais no campeonato e completar um fim de semana em que ele foi completamente dominante. A corrida acontece às 15h, no horário de Brasília. 

Confira o grid de largada do GP do Canadá: 

1º - Max Verstappen (Red Bull) 
2º - Fernando Alonso (Alpine) 
3º - Carlos Sainz (Ferrari) 
4º - Lewis Hamilton (Mercedes) 
5º - Kevin Magnussen (Haas) 
6º - Mick Schumacher (Haas) 
7º - Esteban Ocon (Alpine) 
8º - George Russell (Mercedes) 
9º - Daniel Ricciardo (McLaren) 
10º - Zhou Guanyu (Alfa Romeo) 
11º - Valtteii Bottas (Alfa Romeo) 
12º - Alex Albon (Williams) 
13º - Sergio Pérez (Red Bull) 
14º - Lando Norris (McLaren) 
15º - Pierre Gasly (AlphaTauri) 
16º - Sebastian Vettel (Aston Martin) 
17º - Lance Stroll (Aston Martin) 
18º - Nicholas Latifi (Williams) 
19º - Charles Leclerc (Ferrari) 
20º - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)