Conteúdo

Djokovic aumenta sua vantagem no topo do ranking da ATP após título do Finals; confira

20 de novembro de 2023

(por Mattheus Prudente)

 

Nesta segunda-feira, o sérvio Novak Djokovic adicionou mais uma façanha histórica à sua carreira ao alcançar a marca impressionante de 400 semanas consecutivas como número 1 no ranking da ATP. Djokovic se tornou o primeiro da história a atingir esse feito, solidificando ainda mais sua posição como um dos maiores tenistas de todos os tempos.

Além de liderar o ranking, Djokovic conquistou o título do ATP Finals pela sétima vez, estabelecendo mais um recorde em sua carreira notável. Após a vitória, o atleta expressou sua satisfação com a conquista:

"É uma conquista muito boa, 400 semanas no primeiro lugar. Isso nunca foi feito na história. Alguém acabará quebrando-o, mas espero que permaneça lá por muito tempo," afirmou o sérvio.

Atualmente, Djokovic mantém uma vantagem considerável de 2.390 pontos sobre o segundo colocado, o espanhol Carlos Alcaraz. Com essa diferença, o sérvio está garantido na liderança até o final do Australian Open, onde defenderá 2.000 pontos pela vitória no torneio. Enquanto isso, Alcaraz terá a oportunidade de somar pontos, já que não participou do torneio em Melbourne no ano de 2023.

Djokovic já havia superado o recorde masculino de semanas como número 1, anteriormente estabelecido pelo suíço Roger Federer com 310 semanas. Ao continuar somando semanas, o tenista sérvio ultrapassou o recorde geral, pertencente à alemã Steffi Graf, que detinha 377 semanas, alcançando esse feito em fevereiro deste ano.

Brasileiros no ranking

Atual número 1 do Brasil e único tenista do país no top 100, Thiago Seyboth Wild acabou caindo no ranking, ficando na 80º posição. Thiago Monteiro, por sua vez, subiu 14 posições e agora é o 117º. Felipe Meligeni também teve uma queda, e agora ocupa a 149ª colocação.

Confira o top 20 do ranking da ATP após o Finals:

  1. Novak Djokovic
  2. Carlos Alcaraz
  3. Daniil Medvedev
  4. Jannik Sinner
  5. Andrey Rublev
  6. Stefanos Tsitsipas
  7. Alexander Zverev
  8. Holger Rune
  9. Hubert Hurkacz
  10. Taylor Fritz
  11. Casper Ruud
  12. Alex De Minaur
  13. Tommy Paul
  14. Grigor Dimitrov
  15. Karen Khachanov
  16. Frances Tiafoe
  17. Ben Shelton
  18. Cameron Norrie
  19. Nicolás Jarry
  20. Ugo Humbert