Djokovic aumenta sua vantagem no topo do ranking da ATP após título do Finals; confira
(por Mattheus Prudente)
Nesta segunda-feira, o sérvio Novak Djokovic adicionou mais uma façanha histórica à sua carreira ao alcançar a marca impressionante de 400 semanas consecutivas como número 1 no ranking da ATP. Djokovic se tornou o primeiro da história a atingir esse feito, solidificando ainda mais sua posição como um dos maiores tenistas de todos os tempos.
Além de liderar o ranking, Djokovic conquistou o título do ATP Finals pela sétima vez, estabelecendo mais um recorde em sua carreira notável. Após a vitória, o atleta expressou sua satisfação com a conquista:
"É uma conquista muito boa, 400 semanas no primeiro lugar. Isso nunca foi feito na história. Alguém acabará quebrando-o, mas espero que permaneça lá por muito tempo," afirmou o sérvio.
Atualmente, Djokovic mantém uma vantagem considerável de 2.390 pontos sobre o segundo colocado, o espanhol Carlos Alcaraz. Com essa diferença, o sérvio está garantido na liderança até o final do Australian Open, onde defenderá 2.000 pontos pela vitória no torneio. Enquanto isso, Alcaraz terá a oportunidade de somar pontos, já que não participou do torneio em Melbourne no ano de 2023.
Djokovic já havia superado o recorde masculino de semanas como número 1, anteriormente estabelecido pelo suíço Roger Federer com 310 semanas. Ao continuar somando semanas, o tenista sérvio ultrapassou o recorde geral, pertencente à alemã Steffi Graf, que detinha 377 semanas, alcançando esse feito em fevereiro deste ano.
Brasileiros no ranking
Atual número 1 do Brasil e único tenista do país no top 100, Thiago Seyboth Wild acabou caindo no ranking, ficando na 80º posição. Thiago Monteiro, por sua vez, subiu 14 posições e agora é o 117º. Felipe Meligeni também teve uma queda, e agora ocupa a 149ª colocação.
Confira o top 20 do ranking da ATP após o Finals:
- Novak Djokovic
- Carlos Alcaraz
- Daniil Medvedev
- Jannik Sinner
- Andrey Rublev
- Stefanos Tsitsipas
- Alexander Zverev
- Holger Rune
- Hubert Hurkacz
- Taylor Fritz
- Casper Ruud
- Alex De Minaur
- Tommy Paul
- Grigor Dimitrov
- Karen Khachanov
- Frances Tiafoe
- Ben Shelton
- Cameron Norrie
- Nicolás Jarry
- Ugo Humbert