Conteúdo

Diamondbacks trocam arremessador Robbie Ray para os Blue Jays

31 de agosto de 2020

(por Leonardo Costa)

Um dos jogadores mais desejados da trade deadline da MLB acertou o seu destino. O Arizona Diamondbacks trocou o arremessador Robbie Ray para o Toronto Blue Jays, em uma negociação que vai enviar o pitcher prospect Travis Bergen para o time do deserto.

Ray não vinha bem na temporada, sendo o segundo da rotação dos D-Backs, atrás, apenas, de Madison Bumgarner. O jogador sempre foi tratado como um futuro ace em Arizona, e teve uma temporada muito boa em 2017, quando disputou uma vaga no all-star game. Desde então, no entanto, seu desempenho não foi mais o mesmo, culminando com um 2020 em que ele não teve nenhum start com mais de cinco entradas arremessadas e 31 walks.

Quando foi draftado na sétima rodada em 2015, Bergen era tido como um dos jogadores mais promissores dos Blue Jays, mas, hoje em dia, ele não aparece entre os 30 melhores prospectos da equipe de Toronto e nem nos 100 melhores da MLB, sofrendo com muitas lesões e caindo muito nos rankings da Liga. Mesmo assim, o arremessador canhoto ainda tem a chance de se recuperar, principalmente como um jogador de bullpen, parte mais “frágil” do time dos Diamondbacks.

Os Diamondbacks viram uma evolução muito forte de Zac Gallen, que, como o quarto da rotação da equipe, tem sido o seu jogador mais consistente, e ele deve ocupar o lugar de Ray como o segundo da rotação. Sem Bumgarner e Merrill Kelly, os D-Backs estão com uma rotação afetada por lesões, e Gallen pode assumir o papel de ace enquanto o experiente camisa 40 não volta.

Já a equipe dos Blue Jays encontrou um complemento muito bom para a sua rotação, que também está com algumas lesões, como a de Matt Shoemaker, A equipe viu uma ascensão muito boa de outro ex-Diamondbacks, Taijuan Walker, mas ainda busca consistência atrás de Hyun-Jin Ryu, já que Tannear Roark e Chase Anderson não fazem temporadas tão boas. A adição de Ray pode trazer isso, se ele voltar a jogar bem.

Em sete starts nesta temporada, Ray tem uma vitória e quatro derrotas, com um ERA de 7.84, 12.9 de média de strikeouts e 9.0 de média de walks por jogo, além de um WHIP de 2.000.