Definido primeiro duelo dos playoffs; Flames garantem título da divisão; Stamkos faz história em goleada dos Bolts e mais da quinta-feira de NHL
(Por Diego Dias)
Nesta quinta-feira (21) de National Hockey League, o Minnesota Wild chegou a ceder uma virada para o Vancouver Canucks no 2º período depois de estar na frente por duas vezes. Mas Mats Zuccarello fez 3x3 nos instantes finais e iniciou uma reação que foi completada na última etapa com Kevin Fiala anotando seu segundo na partida e depois com Kirill Kaprizov e Ryan Hartman fechando a conta em um intervalo de 42 segundos já no finalzinho do jogo.
Final: Vancouver Canucks 3 @ 6 Minnesota Wild
Foi a terceira vitória seguida do Wild, que já conhece seu oponente na primeira rodada dos playoffs. Será o St Louis Blues, que saiu perdendo do San Jose Sharks na Bay Area logo aos três minutos de jogo, mas respondeu dois minutos depois com Dakota Joshua antes de Robert Thomas virar com 31 segundos do 2º período e Pavel Buchnevich definir o resultado nos segundos finais.
Com o triunfo, os Blues se igualam ao Wild em pontos (105), mas com 1 jogo a mais em relação ao rival de St Paul. A equipe do Missouri agora busca terminar à frente e garantir a vantagem do mando de rink na série.
Final: St Louis Blues 3 @ 1 San Jose Sharks
Assim como o New York Rangers, que contou com a dupla Andrew Copp e Artemi Panarin em perfeita simetria para derrotar o rival local New York Islanders na UBS Arena e garantir, na pior das hipóteses, a vice-liderança da divisão Metropolitana, que assegura a vantagem do mando ao menos na rodada inicial dos playoffs. Copp fez um hat-trick ainda no 1º período enquanto Panarin deu 3 assistências, com o artilheiro Chris Kreider anotando seu 51º tento em 2021/2022. Foi o 4º triunfo em sequência dos Blueshirts e o 51º na temporada, estando bem perto do recorde da franquia (53).
Final: New York Rangers 6 @ 3 New York Islanders
Os Rangers só não lideram a divisão porque o Carolina Hurricanes também fez sua parte e buscou uma reação diante do Winnipeg Jets para se manter no topo nos critérios de desempate, bem como jogar a primeira rodada em Raleigh. Para colocar ainda mais tempero, as duas equipes se enfrentarão na próxima semana no Madison Square Garden em duelo importantíssimo para ambos.
Os Jets abriram 2x0 no terço inicial e davam a impressão de que complicariam a vida dos Canes, mas Teuvo Teravainen aproveitou um power play para descontar para Carolina antes de Jaccob Slavin e o calouro Seth Jarvis (nascido em Winnipeg) virar o jogo. No empty net, Jordan Staal deu números finais.
Final: Winnipeg Jets 2 @ 4 Carolina Hurricanes
Já encaminhado quanto à pós-temporada, o Calgary Flames teve o 40º gol de Matthew Tkachuk abrindo contagem para a equipe diante do Dallas Stars e, apesar de permitir o empate dos texanos por duas vezes, a última delas no 3º período com Luke Glandening, reassumiu a liderança com Chris Tanev e confirmou a vitória no empty net com Andrew Mangiapane depois de dominar todo o período final da partida.
De quebra, os Flames asseguraram o título da divisão do Pacífico pela 8ª vez na história da franquia com a vitória sobre Dallas. Os canadenses abriram dez pontos de margem para o Edmonton Oilers com mais 5 jogos em disputa para o rival, mas Calgary tem a vantagem no desempate. Já os Stars seguem na luta pelo Wild Card e um novo encontro com os Flames nos playoffs não está descartado.
Final: Dallas Stars 2 @ 4 Calgary Flames
Outro duelo com grandes possibilidades de acontecer nos playoffs teve sua "prévia" nesta rodada, e não trouxe boas impressões ao Toronto Maple Leafs. Os canadenses até travaram boas disputas físicas (algumas até com força exagerada), mas se esqueceram de jogar o jogo e viram os Bolts atropelarem a partir do 2º período. A equipe de Tampa já vencia por 2x0 e mostrou o bom desempenho nos power plays com Steven Stamkos e Nikita Kucherov aproveitando a vantagem numérica. O tento de Stamkos ficou marcante por ter sido seu 954º ponto na carreira, se tornando o recordista absoluto em pontos na história da franquia.
O Lightning continuou com a artilharia pesada e acendeu a lâmpada outras cinco (!) vezes no 3º período. Ondřej Palat fez no 4-contra-4 e Alex Killorn, Ross Colton e Pat Maroon aproveitaram outros power plays para construir a goleada em meio ao gol de honra de Ilya Mikheyev.
Final: Toronto Maple Leafs 1 @ 8 Tampa Bay Lightning
Destaques da quinta-feira
Estrelas da rodada: Andrew Copp (3G), Jake Guentzel (3G) e Casey DeSmith (shutout de 52SV).
Jogo da rodada: Lightning x Maple Leafs
Jogada decisiva: Gol de Steven Stamkos para fazer história no Lightning.
Sinal vermelho: Jets, que perderam pela 8ª vez em 10 jogos, com duas séries de 4 revezes.
Sinal amarelo: Leafs, que foram atropelados em uma prévia de um provável encontro na primeira rodada dos playoffs.
Sinal verde: Panthers, que chegaram a 12 triunfos seguidos e estabeleceram um novo recorde para a franquia.
Demais resultados
Chicago Blackhawks 1 @ 4 Los Angeles Kings
Boston Bruins 0 @ 4 Pittsburgh Penguins
Buffalo Sabres 5 @ 2 New Jersey Devils
Philadelphia Flyers 6 @ 3 Montréal Canadiens
Detroit Red Wings 2 @ 5 Florida Panthers