Conteúdo

De virada, Casper Ruud derrota Marin Cilic e garante vaga na final de Roland Garros contra Rafael Nadal

3 de junho de 2022

(por Rafael Lima)

Casper Ruud garantiu sua primeira final de Grand Slam na carreira. O norueguês precisou de quatro sets para virar o jogo contra o agressivo Marin Cilic, derrotando o croata por 3 a 1, com parciais de 3/6, 6/4, 6/2 e 6/2.

Ruud, de apenas 23 anos, enfrentará Nadal pela primeira vez na carreira, justamente numa final de Grand Slam, a qual o espanhol é o recordista máximo de títulos nesse tipo de competição (21), e ainda tem 13 conquistas na lendária quadra de saibro francesa.

Na semifinal diante de Cilic, Ruud teve que se adaptar ao jogo agressivo do croata, que sacava forte e aberto, completando com winners de devolução. Desta forma, Cilic conseguiu duas quebras para vencer o primeiro set com propriedade.

Porém, a partir do segundo set, Ruud calibrou o saque, conseguiu sete aces, potencializou seus winners, definindo os pontos de forma rápida. Se não bastasse, estava muito bem nas devoluções dos saques de Cilic, quebrando o saque para vencer bem a parcial.

Ruud, mais inteiro, começou a passear em quadra no terceiro set, abrindo 4 a 0 logo de cara. Para administrar o set com extrema qualidade no saque. Demonstrando belo poder de concentração quando estava 15-40 no último game.

Já no quarto set, Ruud confirmou sua maior intensidade e paciência no decorrer dos pontos, conseguindo mais duas quebras para vencer o adversário mais experiente com autoridade e se colocar como um bom oponente para Nadal na grande final de Roland Garros.