Conteúdo

De Mbappé à Falcao Garcia: por onde andam os jogadores do Monaco semifinalista da Champions em 2017

13 de setembro de 2021

(por Leonardo Costa)

 

Na Champions League 2016/17, o Real Madrid venceu a Juventus na final por 4 a 1 e conquistou aquele que seria o 12º título da equipe madrilenha da competição. Entretanto, apesar de ter parado nas semifinais, a equipe sensação daquele torneio foi o Monaco que, mesclando juventude e experiências, proporcionou ao público grandes atuações, principalmente de um jovem de 17 anos chamado Kylian Mbappé.

A equipe do principado, treinada pelo português Leonardo Jardim, liderou um grupo que também tinha Bayer Leverkusen, Tottenham e CSKA Moscou. Eliminou o Manchester City nas oitavas, em uma das séries mais eletrizantes da história, e o Borussia Dortmund nas quartas, até ser eliminado pela Juventus. Já pela Ligue 1, conquistou o título com folga, desbancando o poderoso Paris Saint-Germain.

No mata-mata da Champions, Jardim utilizou 16 jogadores, e nós vamos mostrar por onde andam cada um deles. Confira:

Danijel SUBASIC - Goleiro

Titular indiscutível da equipe, o croata Subasic seguiu no Monaco até se aposentar, em 2020. Ostenta o fato de ser o segundo goleiro com mais jogos na história do clube, com 292.

Djibril SIDIBÈ - Lateral Direito

Lateral direito de origem, Sidibé também atuou do lado esquerdo na competição quando necessário. Atualmente com 29 anos, está de volta ao Monaco após atuar a última temporada emprestado ao Everton.

Kamil GLIK - Zagueiro

Titular em quase todas as partidas, o polonês está atualmente com 33 anos e deixou o Monaco na última temporada ao ser negociado com o Benevento, equipe italiana que acabou sendo rebaixada, e permanece por lá.

Jemerson - Zagueiro

Um dos brasileiros do elenco, Jemerson mostrou personalidade logo em sua primeira temporada no futebol europeu. Deixou o Monaco em novembro de 2020, acertando com o Corinthians, e está sem clube desde julho.

Andrea RAGGI - Zagueiro

O experiente italiano era o coringa do sistema defensivo do Monaco e atuou pelo clube até sua aposentadoria, em 2019.

Benjamin MENDY - Lateral Esquerdo

Mendy chegou como reforço para temporada 2016/17 e suas boas atuações chamaram a atenção do Manchester City, que o contratou pouco tempo depois da eliminação do Monaco na Champions, e permanece até hoje.

Tiémoué BAKAYOKO - Volante

Uma das revelações daquela equipe, o francês se transferiu para o Chelsea no final da temporada 2016/17, mas não se firmou. Desde então, foi emprestado ao Milan, o próprio Monaco, Napoli e, mais recentemente, acertou outro empréstimo para atuar no San Siro. Está com 27 anos.

FABINHO - Volante

À época, praticamente desconhecido do público brasileiro, Fabinho mostrou todo seu potencial com grandes atuações. Sondado por diversos clubes, acertou com o Liverpool em 2018, e atualmente com 27 anos, manteve o bom futebol no campeonato inglês.

Thomas LEMAR - Meio-campo

Outra revelação do clube, então com 20 anos, Lemar atuava pela ponta esquerda. Ao final da temporada seguinte foi comprado pelo Atlético de Madrid, por 72 milhões de euros, em uma das maiores negociações da história do Monaco, e segue no clube espanhol.

Bernardo SILVA - Meio-campo

Na ponta direita estava o português que infernizava a defesa rival com seus 21 anos. Pouco após a eliminação na Champions, Bernardo Silva foi anunciado pelo Manchester City, onde permanece até hoje.

Kylian MBAPPÉ - Atacante

Dentre todos os jovens, era Mbappé quem mais se destacou, não apenas pelo seus 17 anos, mas também por sua personalidade, velocidade e poder de definição. Ao final da temporada foi negociado com o PSG, em um primeiro momento por empréstimo, para que o clube parisiense não infringir o fair play financeiro, e no ano seguinte a venda foi concretizada em 145 milhões de euros.

Falcao GARCÍA - Atacante

Um dos mais experientes do clube, o centroavante colombiano fez excelente dupla ao lado de Mbappé. Deixou o Monaco em 2019 para atuar pelo Galatasaray, da Turquia. Recentemente, aos 35 anos, acertou com o Rayo Vallecano

Valére GERMAIN - Atacante

Substituto imediato da dupla de ataque titular, Germain saiu da equipe no final daquela temporada e acertou com o Olympique de Marselha. Atualmente com 31 anos, foi contratado pelo Montpellier.

Almany TOURÉ- Lateral Direito

Outro jovem do elenco, Touré entrou em algumas partidas e permaneceu no Monaco até 2019, quando foi negociado com o Eintracht Frankfurt, clube que defende até hoje.

João MOUTINHO - Meio-Campo

Um dos líderes do elenco, o português era praticamente o 12º jogador do Monaco. Atualmente com 35 anos, Moutinho é o único remanescente da lista que ainda atua no clube monegasco.

Nabil DIRAR - Meio-campo

Utilizado algumas vezes na lateral-direita, o experiente tunisiano foi vendido ao Fenerbahce ao final daquela temporada. Pelo clube turco foi emprestado ao Brugge e recentemente acertou com o Kasimpasa, também da Turquia.