Conteúdo

Damian Lillard rejeita que contratação  de Steve Nash pelo Brooklyn Nets foi por “privilégio branco”

9 de outubro de 2020

(por João Zarif)

A estrela do Portland Trail Blazers, Damian Lillard, discorda da narrativa de que Steve Nash foi contratado pelo Brooklyn Nets devido ao “privilégio dos brancos”. Lillard enfatizou que Nash é duas vezes MVP e tem um forte relacionamento com as estrelas Kevin Durant e Kyrie Irving, tornando a contratação uma escolha perfeita para o Brooklyn. Uma vez que Steve Nash não tem experiência como treinador em seu currículo, algumas pessoas ligadas à NBA - mais notavelmente Stephen A. Smith da ESPN - chamaram a contratação de Nash pelos Nets de um excelente exemplo de privilégio branco, alegando existirem alguns treinadores assistentes afro-americanos que os Nets poderiam ter contratado em vez de Nash.

No entanto, como Damian Lillard compartilhou, Nash tem um relacionamento com Durant, Irving e com o gerente geral do Brooklyn, Sean Marks. Embora Lillard queira ver mais afro-americanos conseguirem empregos na NBA, ele não critica a franquia por contratar Nash, já que o ex-jogador, que é Hall da Fama, é um dos melhores jogadores de basquete da história da liga.

Com Durant, Irving e Nash liderando o caminho na próxima temporada, os Nets devem competir por um título. Durant perdeu toda a temporada de 2019-20 se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles. O duas vezes MVP das Finais certamente estará motivado para voltar ao topo do mundo do basquete em 2020-21. Irving, por sua vez, disputou 20 jogos em sua primeira temporada com a equipe, antes que uma lesão no ombro o obrigasse a passar por uma cirurgia. Os fãs do Brooklyn mal podem esperar para ver Durant e Irving dividir a quadra como companheiros de equipe, com Nash treinando na lateral.