Conteúdo

Dallas consegue ser consistente, vence diante dos fãs uma “última” vez e evita varrida em casa

25 de maio de 2022

(Por Cassiano Pinheiro)

O Dallas Mavericks voltou a receber o Golden State Warriors para o Jogo 4 das Finais da Conferência Oeste. Perdendo por 3-0, essa era provavelmente a última partida da equipe texana em casa na temporada. Com isso, Dallas procurava uma última vitória para evitar a varrida e de certa forma ter uma boa “despedida” de seus fãs.

Assim como em outros jogos da série, os Mavs começaram bem o jogo. O diferencial desta vez foi que o time conseguiu manter o nível por mais tempo, tendo mais regularidade do início ao fim da partida. No primeiro quarto, as forças se equilibraram muito, o placar ficou em 28x24 para Dallas, com destaque para uma linda tabelinha entre Luka Dončić e Frank Ntilikina. Dončić passou para o armador francês, que enxergou sua infiltração, devolveu para o "tesouro", que finalizou com uma bandeja estilosa.

Outro grande fator que contribuiu para o resultado foi os coadjuvantes de Dallas voltarem a aparecer após uma performance média no jogo 2 e uma noite muito ruim no jogo 3. Reggie Bullock (18 pts) e Dorian Finney-Smith (23 pts) vieram para o jogo e desafogaram Dončić. Bullock, por exemplo, fez todos os seus pontos através de 6/10 nas bolas de do perímetro. A primeira etapa terminou com o placar em 62x47 para os Mavs.

Na volta do intervalo, os Warriors queriam minimizar o impacto sofrido, mas foi exatamente o oposto que aconteceu. Com uma corrida rápida, Dallas abriu uma distância na casa dos vinte pontos, chegando próximo de trinta ao fim do período. E aí, infelizmente para quem gosta da competitividade, o jogo perdeu muito, assim como diversos jogos dos playoffs dessa temporada, na qual um time consegue em uma corrida abrir uma vantagem muito grande e parece que o jogo acaba “ali mesmo”. A impressão que fica é que o time que está perdendo devido aos desgastes físicos não quer se dar ao luxo de dar 110% buscando uma virada, parece mais simples não colocar todos os esforços em uma tentativa de virada e direcionar logo os planos para o próximo jogo. Não foi exatamente isso o que aconteceu com os Warriors, até porque o time fez um ótimo quarto-período (39x20). Mas, também Golden State como um time muito experiente, sabe que perder o jogo 4 não faz tanta diferença assim no saldo final da série.

Para os Mavs, a noite terminou com o objetivo completo: vencer diante de sua torcida e evitar a varrida em casa. Não há muito mais a fazer além disso, o time competiu nos três primeiros jogos, mas cometeu erros que permitiram que os Warriors abrissem 3-0, e contra um time tão talentoso e experiente como Golden State, após um 3-0 o que se pode fazer é vencer um jogo pelo honra, muito difícil esperar algo além disso para a Final do Oeste.

Final: Golden State Warriors 109 @ 119 Dallas Mavericks