Conteúdo

Copa Davis: Brasil é derrotado em dois jogos contra a Alemanha e não se classifica

5 de março de 2022

(por Mattheus Prudente)

Neste sábado (4), Alemanha e Brasil definiram quem vai para a fase final do grupo mundial principal da Copa Davis. Após o empate em 1 a 1 no primeiro dia, os alemães venceram os dois jogos do segundo, e confirmaram o favoritismo no confronto contra os brasileiros.  

No jogo de duplas, Felipe Meligeni e Bruno Soares saíram na frente contra Kevin Krawietz e Tim Puetz, mas acabaram levando a virada, e os alemães só precisavam de uma vitória de Alexander Zverev contra Thiago Monteiro para confirmar a classificação, com o número três do mundo batendo o brasileiro em dois sets. 

Com a vitória, a Alemanha se classifica para a fase final do grupo mundial principal da Copa Davis, enquanto o Brasil vai para o grupo mundial 1, onde espera os 11 perdedores dos confrontos atuais, e os 12 vencedores do playoff dessa “segunda divisão” da Davis.  

OS JOGOS 

Meligeni/Soares x Krawietz/Puetz 

O dia começou com muito calor no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e o jogo de duplas começou a favor dos brasileiros Felipe Meligeni e Bruno Soares. Com muita confiança em seu saque e vibrando muito, Meligeni foi um destaque na vitória brasileira no primeiro set, com uma quebra decisiva no último game de saque dos alemães para vencer em 6/4. 

No entanto, no segundo set, os games de saque dos brasileiros começaram a ficar mais complicados, enquanto, quando tiveram a chance de quebrar Krawietz e Puetz, eles não aproveitaram. O jogo foi levado assim até o tiebreak, quando os alemães conseguiram uma grande vantagem para levar o set em 7/6. 

O saque dos brasileiros, principalmente por parte de Meligeni, não parecia incomodar tanto quanto incomodava no primeiro set, enquanto os alemães melhoravam ainda mais em seus serviços. No quinto game do set, Krawietz e Puetz conseguiram uma quebra, que foi decisiva para o resultado do jogo. Daí em diante, foi só questão de levar até o final, definindo em 6/4. 

FT: Meligeni/Soares 1-2 Krawietz/Puetz (6/4; 6/7; 4/6 - BRA 1-2 ALE) 

Monteiro x Zverev 

Para definir o confronto, o número três do mundo e franco favorito Alexander Zverev superou o calor e o incômodo com a torcida brasileira para vencer Thiago Monteiro e classificar a Alemanha para a próxima fase. 

O primeiro set foi totalmente dominado por Zverev, que, depois de perder um game no saque de Monteiro, não tomou conhecimento do brasileiro, conquistando cinco games em sequência para vencer o primeiro set. Irritado, a alemão gritava e provocava a torcida do Brasil, que respondia com vaias e mais cantos. 

No segundo set, Monteiro claramente demonstrou melhora, principalmente no seu saque, onde o alemão foi soberano no primeiro. No entanto, o controle do saque de Zverev não mudava, e o alemão se dava muito bem em seus serviços. No último game de saque do brasileiro, Sascha conseguiu a quebra decisiva, e só teve o trabalho de confirmar o serviço e a vitória. 

FT: Thiago Monteiro 0-2 Alexander Zverev (1/6; 5/7 - BRA 1-3 ALE)