Conteúdo

Copa Davis: Brasil e Alemanha terminam empatados em primeiros jogos do confronto

4 de março de 2022

(por Mattheus Prudente)

Pela fase preliminar da Copa Davis, Brasil e Alemanha começaram a se enfrentar no Parque Olímpico da Barra no Rio de Janeiro. No primeiro dia de jogos, Alexander Zverev conseguiu uma vitória tranquila contra Thiago Seyboth Wild, enquanto Thiago Monteiro bateu Jan-Lennard Struff para deixar tudo empatado no confronto. 

A vitória de Monteiro deixou o Brasil no confronto, já que, se perdesse contra Struff, os brasileiros teriam que vencer todos os três jogos de amanhã para vencer. Nesse caso, tanto Brasil quanto Alemanha precisam vencer duas partidas para se classificar para a fase de grupos da Copa Davis, que acontece em setembro. 

OS JOGOS 

Seyboth Wild x Zverev 

O primeiro confronto do dia ficou por parte do número três do mundo Alexander Zverev, que enfrentou o garoto brasileiro Thiago Seyboth Wild. Ambos os jogadores não chegaram no torneio em boa fase, já que Zverev foi desclassificado do aberto do México após reclamações acintosas contra o árbitro de cadeira, enquanto Wild perdeu 81 posições no ranking da ATP na semana passada. 

O jogo foi bem tranquilo e controlado por parte de Zverev. Após uma quebra no primeiro game do primeiro set, o tenista alemão passou com facilidade pela primeira parcial, sofrendo em apenas um dos seus games de saque, onde Wild chegou a ter dois break points, mas não conseguiu quebrar. Sascha, então, fechou o set em 6/4. 

O segundo set foi mais difícil ainda para o brasileiro, que, logo no terceiro game, foi quebrado. Zverev continuava controlando muito bem os seus games de saque, e, na única vez em que Wild o ameaçou sacando, ele fechou com habilidade, quebrando o brasileiro pela segunda vez logo depois. Sacando para o jogo, Sascha fechou sem problemas, vencendo e abrindo o placar para a Alemanha. 

FT: Thiago Seyboth Wild 0-2 Alexander Zverev (4/6; 2/6 - BRA 0-1 ALE) 

Monteiro x Struff 

A derrota de Wild colocou pressão no brasileiro mais bem ranqueado na ATP, e Thiago Monteiro entrou em quadra para enfrentar o perigoso Jan-Lennard Struff. O brasileiro, mesmo enfrentando um adversário de ranking maior, teve um grande jogo, e venceu em três sets, recuperando a vida do Brasil no confronto. 

O primeiro set trouxe um Monteiro muito consistente nos seus serviços, e causando problemas no saque de Struff. Num set tão equilibrado, uma quebra pode decidir, e foi isso que Thiago conseguiu, levando, apesar de ter alguns problemas no final do set, a vitória nessa primeira parcial, pelo placar de 6/3. 

Struff melhorou bastante na volta para o segundo set, e, depois de perder o segundo game, venceu cinco games seguidos para empatar o jogo. Vale lembrar que Monteiro teve a chance de quebrar o alemão no seu segundo game de saque, mas errou algumas bolas que foram decisivas para a sua derrota no set. 

Tudo ficou para ser decidido no terceiro e último set, e Monteiro logo tomou controle da situação, abrindo três games de vantagem logo no início. Daí em diante, o brasileiro controlou muito bem os seus games de saque, coisa que não conseguiu fazer no segundo set, e venceu com facilidade, empatando o confronto e levando a decisão do confronto para o segundo dia de jogos. 

FT: Thiago Monteiro 2-1 Jan-Lennard Struff (6/3; 1/6; 6/3- BRA 1-1 ALE) 

Confira os próximos confrontos do confronto entre Brasil e Alemanha pela Copa Davis: 

Meligeni/Soares x Krawietz/Pustz 
Monteiro x Zverev 
Seyboth Wild x Struff 

Os confrontos começam a partir das 14h (Horário de Brasília)