Conteúdo

Conversas esquentam, e Deshaun Watson pode ir para Miami

1 de outubro de 2021

(por Henrique Gucciardi)

A novela Deshaun Watson pode ter mais um capítulo, e dessa vez um conclusivo. Segundo um insider dos Dolphins, Alex Donno, o time pode trocar pelo QB dos Texans já na segunda-feira (04/10). O jornalista disse no podcast Five Reasons Sports Network que uma fonte do time havia passado essa informação para ele. Essa fonte disse que a troca envolveria 3 escolhas de 1ª rodada, 1 escolha de 2ª rodada e 2 escolhas de 3ª rodada, menos do que os Texans estavam pedindo alguns meses atrás. Ainda de acordo com Donno, os Dolphins trocariam Tua Tagovailoa para Washington por uma escolha de 2ª rodada.

Agora é a hora de falar o porquê de eu achar essas decisões idiotas – caso elas se confirmem. A primeira e mais óbvia é investir em um jogador que foi acusado por 22 mulheres de violência sexual. Isso por si só já seria muito mais que suficiente, mas a troca de QBs seria com uma grande parte da torcida contrária a vinda de Watson, então qualquer coisinha que desse errado a pressão em Brian Flores e Will Grier já seria abusrda.

Falando um pouco da parte do Tua, a decisão também não faz muito sentido. O time investiu a 5ª escolha geral no QB em 2020, e Tua não jogou mal, diferenciando então a situação da de Josh Rosen com os Cardinals. Após escolher Tua, o time teoricamente moldou o resto do ataque com jogadores que se adequem ao estilo do QB. As decisões em si podem ser questionadas, como passar Penei Sewell para escolher Jaylen Waddle tendo uma OL ruim. Os Dolphins não deram uma chance de verdade para Tagovailoa ano passado, tirando ele de campo em algumas situações e colocando Ryan Fitzpatrick. Para o jogador, talvez uma mudança realmente possa ser melhor. Em Washington ele continuaria não tendo uma linha ofensiva, mas teria belas armas ao seu redor.

Pessoalmente, eu ainda não sei por que ainda tem time interessado em trocar por Watson. Sim, ele é muito bom dentro de campo. Mas quando ele está sendo acusado do que está, por um número tão grande de mulheres, e com O FBI SE INVOLVENDO, o que acontece entre as linhas não importa. E times no plural pois os Eagles também estariam de olho numa possível troca. Watson tem em seu contrato uma “no-trade clause”, dando a ele o poder de vetar uma troca caso ele não queira ir para o time. Como o QB já disse que deseja jogar em Miami, é difícil imaginar ele indo para outro lugar.

Outra coisa que precisaria ser avaliada é o que Roger Goodell vai fazer. O jogador não entrou na lista do comissário (o que funciona como uma suspensão) porque ainda não precisou. Como os Texans não estão nem ativando Deshaun para os jogos – nem com a lesão de Tyrod Taylor –, o comissário da NFL tem o luxo de aguardar e ver o que acontece.

No aspecto financeiro, uma troca deixaria os Texans com $5.4 milhões de dinheiro morto em 2021 e $16.2 milhões em 2022, enquanto salvaria $10.540 milhões no cap de 2021. Isso deixaria os outros 152.2 milhões de salário nas contas dos Dolphins, a não ser que um novo acordo seja feito.