Conteúdo

Conhecendo os Prospectos do Draft: Penei Sewell

28 de abril de 2021

(por Henrique Rodrigues)


Com o draft quase chegando, está na hora de conhecer mais um prospecto raro dessa classe, o OL Penei Sewell, ex-Oregon. Sewell nasceu no dia 9 de outubro de 2000, em Malaeimi, uma vila perto da capital da Samoa Americana. Seu pai, Gabriell Sewell, colocou Penei e seus irmãos, Gabriel, Nephi e Noah para jogar futebol americano quando garotos, e, vendo o potencial deles – principalmente de Penei – foi com a família para Utah em 2012.

Além de seus irmãos, dois tios também jogaram futebol americano, chegando até a jogar na NFL. Isaac Sopoaga foi um defensive tackle escolhido na 4ª rodada e jogou na NFL de 2004 até 2013, enquanto Richard Brown foi um linebacker não draftado e ficou na liga entre 1987 e 1996. Seus irmãos também jogam no College, com Gabriel sendo linebacker de Nevada, Nephi um defensive back em Utah e Noah um linebacker em Oregon, mesma faculdade de Penei.

Voltando para 2012, Penei estudou e jogou na Desert Hills High School, onde se colocou como um dos principais jogadores de linha ofensiva do país, o que rendeu convites para jogar no US Army All-American, entre os melhores jogadores do país no ensino médio, e em alguns Polynesian Bowls, entre os melhores jogadores com ascendência da Polinésia.

Já na faculdade de Oregon, Sewell foi titular logo de cara em seu ano de calouro, jogando nos primeiros 7 anos da temporada, mas uma lesão no tornozelo direito o tirou das últimas 6 partidas. Em 2019, Penei voltou e se colocou no patamar de prospecto geracional, começando 13 dos 14 jogos, cedendo apenas 7 pressões e nenhum sack em quase 500 jogadas de passe.

Isso rendeu ao jogador os prêmios Morris (melhor jogador de linha ofensiva ou defensiva da PAC-12) e Outland (melhor jogador de linha ofensiva ou defensiva do país), além de ser, junto com Tua Tagovailoa, o melhor jogador polinésio de 2019, e uma escolha unânime para o melhor time da temporada (lembrando que ele tinha 19 anos).

Em meio à pandemia do coronavírus, Sewell optou por não jogar a temporada, começando a se preparar para o Draft. Mesmo com poucos jogos na carreira, Penei é visto como um dos melhores jogadores de linha ofensiva a ir para a NFL, e deve ter seu nome anunciado por Roger Goodell bem cedo.