Conteúdo

Conheça a NWHL, a Liga Feminina de Hockey

27 de julho de 2020
19h 51

(por Layo Lucena)
 

A Liga Feminina de Hockey Americana (NWHL) foi criada em 2015 e, atualmente, conta com seis equipes: Boston Pride (parceira do Boston Bruins da NHL), Buffalo Beauts, Connecticut Whale, Metropolitan Riveters, Minnesota Whitecaps (parceira do Minnesota Wilds da NHL) e Toronto Six.
 

A NWHL, fundada por Dani Rylan, atual comissária, começou com US $2.5 milhões em investimento, sendo a primeira liga profissional a pagar salários as atletas. Hoje, com uma parceria com a NHL, a liga continua a crescer nos Estados Unidos e Canadá.
 

A temporada regular é disputada em 24 jogos entre as seis equipes, sendo sediadas nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Canadá. O atual campeão é o Minnesota Whitecaps, que conquistou a sua primeira Isobel Cup em 2019.

 

Isobel Cup
 

A Isobel Cup é o grande troféu da liga, sendo nomeado em homenagem a Lady Isobel Gathorne-Hardy, filha de Frederick Stanley, doador do troféu Stanley Cup. Lady Isobel ficou conhecida por ser uma das primeiras mulheres a jogar hóquei no gelo, se tornando uma das grandes disseminadoras do esporte.
 

Brianna Decker


Brianna Decker é conhecida por ser uma das principais jogadoras de hóquei no gelo. Decker, 29, teve passagem pela liga de 2015 a 2017, conquistando uma Isobel Cup e levando dois prêmios de Jogadora Mais Valiosa da Liga (2015-16 e 2016-17). No total, Brianna atuou em 41 jogos pela NWHL, colecionando 36 gols e 42 assistências.
 

A NWHL, hoje, conta com parcerias bem importantes. Além da NHL, a liga feminina possui contratos com YouTube, Twitter e, mais recentemente, com a Twitch, sendo uma das plataformas para a transmissão dos jogos. Além da Twitch, a ESPN também é responsável por transmitir algumas partidas nos Estados Unidos.