Conteúdo

Conheça Cem Bölükbaşı, o novo piloto da Fórmula 2 que veio dos videogames

17 de janeiro de 2022

(por Mattheus Prudente)

Você já estava jogando o jogo oficial da Fórmula 1 e pensou como seria dirigir um carro de verdade? Bom, esse foi o caso de Cem Bölükbaşı, piloto turco que assinou um novo contrato com a Charouz Racing, da Fórmula 2, após começar sua carreira de piloto nos videogames.

Bölükbaşı realmente começou sua carreira jogando, já que ele nunca participou de campeonatos de kart nem subiu categorias como tradicionalmente os pilotos fazem. Ele começou a pilotar em 2017, na F1 Esports, categoria para pilotos de simuladores, sejam eles em consoles ou PC. O turco passou dois anos apenas como piloto na categoria, antes de dividir a carreira em 2019 como piloto de GT4.

Ele "se aposentou" dos simuladores em 2020, focando apenas em sua carreira como piloto da GT4, conquistando duas vitórias na categoria em seus dois anos. Enquanto ainda estava na GT4, o piloto começou a focar em carros de apenas um assento, guiando, também, na Fórmula 3 asiática, onde também ganhou duas corridas e terminou em quinto na classificação final de pilotos, mesmo chegando quatro corridas depois do começo do campeonato.

No final da temporada 2021 da Fórmula 2, o piloto turco ganhou uma chance de pilotar um carro da categoria pela Van Amersfoot Racing, assinando, depois, com a Charouz. O seu companheiro de equipe ainda não foi anunciado, mas é certo que Bölükbaşı será o primeiro piloto da categoria a ter a sua formação de piloto nos simuladores. Além disso, ele será o primeiro piloto turco da história da F2.

Aos 23 anos, Bölükbaşı não esquece os seus tempos como piloto da F1 Esports, e homenageou todos que o ajudaram na categoria de simuladores, além de encorajar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

"Se não fosse pela F1 Esporte, eu nunca teria a chance de entrar em um carro de verdade. Eu nunca estaria aqui. Eu acho que é muito importante que eu seja o primeiro gamer a fazer isso, pois isso dá esperanças para as pessoas. Se as pessoas estão vendo que uma pessoa conseguiu, então eles acreditarão que podem fazer também. Se eu cheguei na Fórmula 2 vindo da F1 Esports, todo mundo pode." Afirmou Bölükbaşı.

E você, acha que tem o que é preciso para ser um piloto da Fórmula 2?