Conteúdo

Confira quem são os brasileiros que ainda podem conquistar a Champions League nesta temporada 

18 de março de 2021

(por Rafael Lima)
 

A UEFA Champions League, principal competição de clubes do mundo, chegou às quartas de finais com Porto, Borussia Dortmund, Liverpool, PSG, Manchester City, Real Madrid, Bayern e Chelsea ainda vivos na competição. 

Um fato interessante é que em todos os elencos dos classificados para as quartas existe pelo menos um brasileiro, por isso, é certo que algum atleta do nosso país colocará em seu currículo o título europeu de 20/21. Confira quem são os jogadores do nosso país que podem conquistar a Europa nesta temporada:
 

Bayern de Munique

No elenco dos atuais campeões, apenas Douglas Costa representa o Brasil. O meia, emprestado pela Juventus, tem uma lesão no pé e ainda não tem data de retorno aos gramados definida, porém, quando retornar, não deverá ter presença no 11 inicial dos bávaros.

 

Borussia Dortmund

No outro representante alemão nas quartas, apenas o garoto Reinier, ex-Flamengo, que está emprestado pelo Real Madrid, faz parte do elenco. Porém, o garoto de 19 anos tem poucos minutos na Champions League.

 

Chelsea

No Chelsea temos uma participação mais forte de brasileiros. O zagueiro Thiago Silva joga com alguma frequência e é um dos mais experientes do elenco. 

Já o meia Jorginho, que tem cidadania italiana, é titular e muito importante para a equipe, dando consistência ao seu setor. 

E, para finalizar, Emerson Palmieri, ex-santista, que também possui cidadania italiana, é um reserva que entra bastante nos jogos, inclusive anotou o segundo gol da vitória dos Blues diante do Atlético de Madrid nas oitavas.

 

Liverpool

No clube inglês os brasileiros são fundamentais. Começando pelo goleiro Alisson, titular absoluto e um dos melhores do mundo na posição.

Outro titular é o volante Fabinho, monstro na marcação, protege bem a defesa e sabe sair para o ataque. 

Além deles, Roberto Firmino faz parte do grande trio de ataque juntamente com Salah e Mané, porém, uma lesão no joelho o afastou dos campos e ele não tem previsão de retorno. 

 

Manchester City

No City os brasileiros também tem papel de destaque. O goleiro titular também é do nosso país, Ederson. O arqueiro é seguro, sabe jogar com os pés e também é considerado por muitos como um dos melhores do planeta.

O volante e capitão do time quando faz parte do 11 inicial é Fernandinho. Muito experiente é a cabeça de Pep Guardiola dentro de campo.

E, assim como no Liverpool, temos um representante no ataque do time azul de Manchester, Gabriel Jesus. Porém, apesar de entrar muito, não é titular, só que já anotou dois gols nesta edição da Champions League.

 

Paris Saint-Germain

O capitão da equipe, titular absoluto na zaga, é o ex-Corinthians, Marquinhos. O brasileiro está entre os principais zagueiros do mundo e a cada partida consolida isso. 

Além, da defesa, no ataque a equipe parisiense tem Neymar, o melhor jogador brasileiro dos últimos anos se recuperou de lesão e vem para a fase aguda da competição em busca do tão sonhado título pelo PSG, já que ele já tem pelo Barcelona.

Para completar o trio brasileiro tem Rafinha, que também já conquistou o troféu pelo Barça, mas procura ajudar o time francês a vencer. Mesmo não sendo titular, costuma entrar nas fases finais das partidas com frequência.

 

Porto

No Porto, temos alguns brasileiros naturalizados. Na zaga o experiente, líder do elenco e repleto de títulos, Pepe, que apesar de ter muita identificação com a Seleção Portuguesa, é nascido em Maceió. 

No meio, o outro naturalizado é Otávio, ex-Internacional, que é titular absoluto e uma espécie de motor que leva o time para o ataque, importantíssimo no esquema de Sérgio Conceição.

Além dos naturalizados, tem também "brasileiros raiz”, o eia Felipe Anderson é um deles. O ex-Santos chegou emprestado pelo West Ham, mas não repetiu suas boas atuações e hoje mal entra nos jogos.

E, para completar, o recém-chegado do Fluminense, Evanílson, que buscará se firmar e encontrar um espaço no ataque do equipe portuguesa nesta reta final de temporada.

 

Real Madrid

O Real Madrid, entre os times vivos na Champions League, é o que possui mais brasileiros em seu plantel. Começando por Casemiro, importante pilar defensivo no meio-campo, mas que já não tem mais a titularidade garantida. 

Na defesa, Eder Militão entra pouco, mas é o substituto direto para os zagueiros titulares quando Nacho Fernández está na lateral

Ainda no setor defensivo, o experiente e multicampeão pelo clube, Marcelo, que apesar de ter se tornado reserva, ainda é importante no vestiário com sua vivência de clube e conquistas.

Indo para o ataque temos Vinícius Júnior, que busca se firmar como titular e vem de uma bela partida contra a Atalanta nas oitavas. Se conseguir corrigir o problema de finalizações, pode se tornar um dos melhores atacantes na Europa.

Por último, mas não menos importante, está o menino da Vila Rodrygo. O garoto de 20 anos tem muitas chances de entrar nas partidas e aos poucos vai se soltando e demonstrando seu futebol, ainda está “cru”, mas tem talento para decidir uma partida difícil.