Confira os atletas que também são donos de times
por Cassiano Pinheiro
As grandes estrelas do esporte mundial não alcançaram o patamar mais alto no que diz respeito à performance, conquistas e fama à toa. Geralmente esses indivíduos possuem características especiais, físicas, talento nato, extrema dedicação, treinamento e comprometimento. Outro aspecto que diferencia os grandes astros são suas visões fora das quadras, campos ou arenas.
Na maioria dos casos a carreira de um atleta de alto nível é bem curta, durando 15, no máximo 20 anos. Depois de um período de “vacas gordas” o indivíduo muitas vezes terá chegado à somente metade de sua vida (considerando um atleta que se aposente aos 35 e viva até os 70 anos), tendo ainda muitos anos pela frente. Pensando nisso muitos astros começam ainda durante suas carreiras a diversificar seu patrimônio e em alguns casos permanecendo no âmbito esportivo, e de que forma? Através da aquisição de times/franquias esportivas. Confira abaixo uma lista de estrelas do esporte que possuem, literalmente, um time para chamar de seu.
- Michael Jordan: Em 2006 Jordan se tornou sócio minoritário do, então, Charlotte Bobcats, e em 2010 se tornou o primeiro ex-jogador a se tornar sócio majoritário de uma franquia da NBA. Em 2014 os Bobcats mudaram seu nome de volta para Charlotte Hornets, mas Jordan continuou como sócio da equipe.
- LeBron James: Em 2011 LeBron comprou 2% das ações do gigante inglês Liverpool FC, na época o time não passava por seus melhores anos, porém após a chegada do treinador alemão Jurgen Klopp, os Reds voltaram aos anos dourados vencendo sua 6ª Champions League e conquistando a Premier League depois de 30 anos. Tudo isso ajudou a valorizar muito o time e estima-se que o investimento que "King James" fez uma década atrás tenha se multiplicado em 6 vezes.
- Serena e Venus Williams: Em 2009 as irmãs Williams se tornaram as primeiras mulheres afro-americanas a se tornaram sócias minoritárias de uma franquia da NFL. As tenistas possuem uma parte do Miami Dolphins, e o detalhe é que elas torciam para os Dolphins desde crianças, tornando um sonho em realidade.
- David Beckham: Astro dentro e fora dos campos e o maior embaixador do “soccer” nos EUA, Beckham é o presidente e um dos donos do recém fundado Inter Miami, time de futebol da MLS.
- Magic Johnson: Em 1994 Magic adquiriu 4% dos Lakers e vendeu sua participação em 2010, tendo uma valorização aproximada de 6 vezes o valor investido. Em 2012 Johnson fazia parte de um grupo de investimento que comprou um dos times de baseball mais tradicionais dos EUA, o Los Angeles Dodgers. Dois anos depois ele fez mais uma aquisição de franquia em LA, se tornando um dos donos do Los Angeles Sparks, time feminino tricampeão da WNBA.
- Kevin Durant: O bicampeão da NBA comprou 5% do time de futebol da MLS, Philadelphia Union. A parceria deve incluir ações de marketing entre a franquia e o astro da NBA, além de ações de caridade com a comunidade de Chester, onde o time fica localizado.
- James Harden: Outro que investiu no “soccer” foi o mais novo companheiro de Durant nos Nets. Em 2019 o "Barba" se juntou ao grupo de investidores que é dono do Houston Dynamo (equipe masculina que disputa a MLS), e do Houston Dash (time feminino que disputa a NWSL).
- Steve Nash: Outro integrante do atual time dos Nets na lista. Não é segredo para ninguém que, o agora técnico, Steve Nash, é um apaixonado por futebol. O ex-armador não quis ficar apenas torcendo e é dono junto com outros sócios de não somente um, mas dois times de futebol. O Vancouver Whitecaps da MLS, e o RCD Mallorca, tradicional time espanhol que atualmente está na segunda divisão.
- Shaquille O’Neal: Segundo algumas fontes "Shaq" possui entre 2 e 4% do Sacramento Kings. O lendário ex-pivô da NBA fez o investimento em 2013.
- Tony Parker: Em 2009 o ex-armador, tetra-campeão pelo San Antonio Spurs, adquiriu 20% do time de basquete francês ASVEL Lyon-Villeurbanne. Em 2014 Parker se tornou sócio majoritário e em 2017 adquiriu também o time feminino de basquete da cidade de Lyon, agora conhecido como ASVEL Féminin. Parte desse lado investidor, e o "cidadão" Tony Parker, podem ser vistos no ótimo documentário “Tony Parker: The Final Shot”, disponível na Netflix.