Conteúdo

Esquenta UFC 261 - Kamaru Usman vs Jorge Masvidal 2

24 de abril de 2021

(por Leonardo Costa)

 

O UFC desembarca na Flórida para um evento que promete ser épico. Com três disputas de cinturão em jogo, com Kamaru Usman enfrentando Jorge Masvidal pelo meio-médio, Zhang Weili defendendo seu cinturão contra Rose Namajunas pelo palha feminino, e Valentina Shevchenko medindo forças com Jessica Andrade pelo peso mosca feminino, além outros combates sensacionais, o UFC 261 está imperdível, e nós preparamos um esquenta do evento para vocês.

Kamaru Usman vs Jorge Masvidal

A luta principal da noite, valendo o cinturão dos meio-médio, tem Kamaru Usman, campeão da categoria, contra Jorge Masvidal, em uma reedição de um duelo que aconteceu em julho do ano passado, onde o nigeriano dominou e venceu por decisão unânime.

Na época, Masvidal aceitou o combate contra o campeão em cima da hora, e por isso, a revanche é tratada como a verdadeira luta entre os dois. Usman, que tem um cartel de 18-1 e vem de 17 vitórias seguidas, sendo a última por nocaute contra o brasileiro Gilbert Durinho, espera estender para quatro suas defesas de cinturão bem sucedidas, e para isso, conta com um jogo extremamente inteligente dentro do octógono.

O carismático e controverso Jorge Masvidal espera um desfecho diferente do último encontro que teve com Usman, e aposta em um camp completo para desbancar o atual campeão. Aos 37 anos, pode ter pela frente sua última oportunidade de lutar pelo cinturão, mas não terá vida fácil. Sua estratégia precisa contar com o "apoio" de Usman, evitando a luta agarrada, além de segurar as investidas do nigeriano em levar a luta para o chão.

Masvidal já deixou claro que se vencer, espera que haja uma trilogia contra Usman. Porém, entra no combate como azarão, e por uma margem considerável. O atual dono do cinturão alia força, velocidade e resistência, e sua atuação contra Durinho deixou claro toda sua capacidade de ler o combate.
 

Zhang Weili vs Rose Namajunas

No coevento principal,  a chinesa Zhang Weili defende seu cinturão contra Rose Namajunas, em um combate que esquentou antes mesmo de começar, principalmente pelas fortes declarações da desafiante acerca do regime político do país de sua oponente.

Weili surpreendeu o mundo do MMA ao destronar a então campeã, Jéssica Bate Estaca, com um nocaute espetacular ainda no primeiro round. Depois do triunfo sobre a brasileira, venceu Joanna Jedrzejczyk por decisão dividida em uma verdadeira batalha no UFC 248, e agora quer calar a rival e seguir dona do cinturão.

Aos 29 anos, Namajunas estreou no UFC em 2015, após perder a decisão do TUF 20 para Carla Esparza. Levou o cinturão para casa em 2017, ao derrotar Jedrzejczyk, e também derrotou a polonesa na luta seguinte, até perder para Bate Estaca por nocaute em 2019.

Apesar de seu recente sucesso, Namajunas lutou apenas três vezes nos últimos três anos, período em que sua rival entrou no octógono em cinco oportunidades e venceu todas. Weili já mostrou resistência contra Jedrzejczyk, além de ser mais constante na trocação que Bate Estaca. De qualquer forma, sua oponente não se entrega facilmente, e pode surpreender, desde que o embate não se alongue.
 

Valentina Shevchenko vs Jéssica "Bate Estaca" Andrade

Fechando nossa análise das lutas que valem título, está o embate entre a campeã Valentina Shevchenko contra a brasileira Jéssica Bate Estaca Andrade, em um duelo que promete uma intensidade acima da média.

Valentina não sabe o que é perder desde que perdeu por decisão dividida para Amanda Nunes em 2017. De lá para cá foram seis vitórias consecutivas, incluindo seu último triunfo contra Jennifer Maia. A divisão parece não ter encontrado uma renovação suficiente de nomes para enfrentá-la, e por isso, o duelo contra Jéssica, ex-campeã dos palhas, que mudou de categoria, é tão aguardado.

Por sua vez, Bate Estaca vai para sua segunda luta nos moscas; começou sua trajetória na divisão vencendo Katlyn Chookagian por nocaute em outubro do ano passado. A brasileira, apesar de seus 29 anos, fez sua estreia no UFC em 2013, e já disputou 18 lutas pela organização, e vai com tudo para conseguir mais um cinturão para sua carreira.

Com um jogo extremamente agressivo, Jéssica não vive o melhor dos momentos, apesar de ter vencido seu último duelo, e ainda terá pela frente uma rival com um alcance muito maior que o seu. Shevchenko vem se mostrando cada vez mais completa, e só não é detentora de dois cinturões simultâneos porque existe Amanda Nunes. A não ser que cometa algum erro grave, não vejo muitas formas do título não seguir nas mãos da russa.

Card Principal

Kamaru Usman x Jorge Masvidal

Zhang Weili x Rose Namajunas

Valentina Shevchenko x Jéssica "Bate Estaca" Andrade

Uriah Hall x Chris Weidman

Anthony Smith x Jimmy Crute

Card Preliminar

Alex "Cowboy" Oliveira x Randy Brown

Dwight Grant x Stefan Sekulic

Karl Roberson x Brendan Allen

Pat Sabatini x Tristan Connely

Preliminares iniciais

Danaa Batgerel x Kevin Natividad

Rodrigo Vargas x Zhu Rong

Qileng Aori x Jeff Molina

Liang Na x Ariane Carnelossi

 

O UFC 261 será neste sábado (24) e será transmitido pelo canal Combate a partir das 18h55, horário de Brasília.