Conteúdo

Confira como foi a luta que colocou Devin Haney no topo dos pesos-leves do boxe, superando o espetacular George Kambosos Jr.

5 de junho de 2022

(por Rafael Lima)


Round a round, entenda como foi a importante vitória de Devin Haney sobre George Kambosos Jr, que proporcionou a Haney a unificação dos cinturões peso-leve do boxe para WBA, IBF e WBO, além da WBC que já era dele.

Round 1: Largada muito comedida com os dois querendo contra-atacar. Primeiro round muito lento, com cada homem dando um soco de cada vez, com bastante descanso entre eles. Faltando menos de um minuto, Haney liderava com base em dois jabs. Mas um gancho de direita de Kambosos agitou a torcida. Não tivemos muitos socos limpos conectados, a maioria veio de Haney.

Round 2: Kambosos solta alguns ganchos afiados cedo, nada sério. Kambosos erra com um forte gancho de direita. Kambosos contra-ataca Haney, que se abala um pouco! Kambosos novamente tenta manter Haney a distância suficiente para contra-atacar o movimento. Haney dá um soco. Muitas amarrações, e Kambosos atira ganchos para fechar o round.

Round 3: Bela combinação de esquerda e direita de Kambosos. Haney tenta também um combo, soltando quatro socos. Kambosos se concentrou em quebrar tempo e teve algum sucesso com isso. Haney empurra Kambosos nas cordas, o árbitro os coloca de volta no meio do ringue. Haney se movendo bem para frustrar as tentativas de Kambosos de atacar. Muito tenso, tipo de luta nervosa até então com rajadas de ação, mas muito mais ritmo e espaçamento.

Round 4: Haney solta um jab duplo, Kambosos evita. Jab de Haney rebatido por um que aterrissa limpo de Kambosos. Falta um minuto, e Kambosos com a mão direita na cabeça do adversário, avança mais no final da rodada. Gancho duro de Kambosos tarde, poderia ter roubado o round.

Round 5: Uppercut de Haney encaixa Kambosos de volta por um momento. A mão direita no corpo de Kambosos recebe uma reação. Outra direita no corpo, mas não tão limpa de Kambosos. Duas combinações de socos de Kambosos, e eles estão empatados novamente. Haney solta jabs, Kambosos contra-ataca com dois socos próprios. Gancho de esquerda de Kambosos parcialmente bloqueado. Haney lançar uma direita atrás de seu jab, mas Kambosos é quem tem mais ritmo. Kambosos acertou mais e maiores socos e levou o round.

Round 6: Haney começa com um combo de três socos à distância. .Kambosos tenta atacar, mas é amarrado novamente, pois ambos são rápidos em neutralizar o outro quando a lacuna se fecha. Kambosos trabalha com a mão direita curta no corpo. Na sequência, Kambosos acerta um belo gancho de esquerda! Na reta final, Haney avisa de golpe baixo, mas o juiz não dá.

Round 7: Kambosos tenta atacar mais, mas ambos ficam amarrados nas cordas novamente. Haney acerta jabs à distância. Porém, um gancho de Kambosos cai no braço de Haney. Choque de cabeças no minuto final, ninguém se machucou. Haney com um golpe duplo afiado. Haney segue com um jab limpo com a mão direita bloqueada.

Round 8: Jab de Haney vira Kambosos, que não está muito bem no início desta parcial. Bela esquerda no corpo de Kambosos. Bela combinação de Haney e Kambosos erra em seus contra-ataques. Jab de Haney divide a guarda de Kambosos. Kambosos tenta pressionar nos segundos finais, acertando um direto no corpo de Haney. Muito trabalho de jab de Haney neste round.

Round 9: Direto de Haney é o primeiro golpe. Kambosos com um dos seus, e Haney acerta um jab forte em troca. Kambosos com um gancho de esquerda selvagem acerta as cordas. Kambosos é mais ativo do que esteve em alguns rounds e vence a parcial.

Round 10: Kambosos começa com uma esquerda no corpo. Haney golpeia de forma limpa. Um dois de Kambosos não encontra o alvo. Gancho de direita no corpo de Haney atinge um cotovelo ou bíceps. Kambosos com dois ganchos de esquerda é o agressor. Ação de ida e volta no meio do ringue. Ambos parecem muito bem para um décimo assalto. O duelo é muito equilibrado, podendo ir para qualquer um dos lados. Kambosos erra um grande uppercut para encerrar o round, mas vence a parcial.

Round 11: Haney cutuca com jabs, Kambosos ainda tenta desferir contra-ataques à distância. No clinche, Haney dá um soco nítido. A mão esquerda de Haney pega no dirty boxe. Haney fez o suficiente para levar o round.

Round 12: Toque de luvas para iniciar o round final. Haney circula e se move para trás. Kambosos tenta disparar um soco poderoso e perde o equilíbrio. Haney espeta enquanto ele circula e recua, Kambosos não faz muito para chegar até ele e trabalhar. Combo de dois socos de Kambosos, não sai limpo. Minuto final, Haney está montando este. Kambosos tenta acertar socos, mas Haney defende bem. Jab de Haney e o sino de dez segundos soa. Ambos batem e respeitam quando o sino final toca.