Conteúdo

Confira como é a experiência de assistir a um jogo de MLB no estádio

2 de junho de 2022

(Por Pedro Paulo)

Para quem vai aos EUA entre os meses de abril e outubro, uma ótima pedida de programa bem nativo para fazer é ir a um jogo da MLB. São várias as possibilidades de estádios, times e jogos para assistir. Mas neste texto irei contar a minha experiência indo em um jogo do Boston Red Sox no Fenway Park.

Compra do ingresso

Particularmente eu não estava pretendendo ir neste jogo que fui. Minha ideia era esperar mais algumas semanas para tentar assistir o confronto contra o Chicago White Sox ou contra o Houston Astros, mas uma semana antes da temporada regular começar eu fui dar uma volta ao redor do estádio e acabei entrando na bilheteria para tirar foto e acabei achando um preço bom para a terceira partida da opening home series de 2022, contra o Minnesota Twins, e aproveitei a oportunidade!

Aqui fica minha primeira dica: eu comprei diretamente na bilheteria do estádio e lá os funcionários ajudam a escolher bons locais, mas caso você prefira comprar pela internet, sites como StubHub ou Ticketmaster são bem seguros. Basta ficar de olho no mapinha do estádio para não comprar cadeiras que possuem alguma pilastra ou algo que impossibilite a visão para o campo.

Indo para o estádio

Aqui vai depender bastante de onde você estiver hospedado. Mas no geral, a melhor forma de chegar ao Fenway Park é de trem. Você pode comprar as passagens em qualquer estação, essas que são bem interativas e bem sinalizadas, então é tranquilo de se achar dentro delas e não errar a linha.

Caso prefira ir de carro, se prepare para pagar bem caro para estacionar e ainda pegar um pouco de trânsito por conta da quantidade de pessoas. Eu fui no Patriot Day (um feriado nacional), dia que estava ocorrendo a Maratona de Boston. Por isso, algumas ruas estavam fechadas, e chegar de carro estava mais complicado ainda.

Pré jogo

Por conta do feriado, a partida começou um pouco mais cedo, às 11:10 no horário local, mas eu cheguei às 10h no estádio e já havia bastante movimentação. Pra falar a verdade, já no trem a cada estação que você passa mais pessoas com bonés e camisetas dos Red Sox entram no vagão. Voltando ao estádio, nas ruas ao redor do Fenway podemos encontrar bastante cafeterias, bares e restaurantes, que já pela manhã estavam completamente cheios de torcedores. Caso queira, você pode passar na loja do time para comprar algum produto, aproveitar com os torcedores ou já entrar no estádio.

Aqui não sei se é meu clubismo falando, mas ao entrar no Fenway Park parece que o clima muda. Você sente uma vibe completamente diferente e foi impossível não me emocionar. Já dentro do estádio, você encontra lojinhas com produtos do time e muitas opções de comida. Para encontrar o local das suas cadeiras, eles possuem vários funcionários orientando e auxiliando todo mundo, qualquer dúvida é só perguntar que com certeza vão te responder da melhor forma.

O jogo

Depois de achar o seu local, é hora de relaxar e entrar de vez no clima da partida! Após o aquecimento dos jogadores em campo, existem algumas apresentações bem bacanas. A entrada oficial do time e o hino nacional estadunidense. Após isso, voa a bolinha para as 9 entradas de baseball!

Não sei como é nos outros estádios da liga, mas no Fenway a torcida entra bastante no clima do jogo. Não existe as musiquinhas tradicionais dos estádios brasileiros, mas em todo momento a torcida manda gritos de apoio, e às vezes uma vaia quando o time não vai bem.

Dica: lembra que falei das opções de comida dentro do estádio? Pois bem, entre uma entrada e outra, ou às vezes no meio da partida, é uma boa ir comprar algo para comer e beber para não pegar tanta fila e não ficar com fome até o final do jogo. Ponto negativo aqui são os preços, que são um pouco elevados, mas pela situação compensa pagar.

Pós jogo

Como os Sox perderam a partida por 8x3, o pós-jogo não foi de festa. Então não sei falar pra vocês como é em dia de vitória. Mas, apesar do resultado, muita gente aproveitou para assistir um pouco da maratona que estava rolando perto do estádio.

Dica

A temporada da MLB começa geralmente do meio de março e acaba no começo de novembro com a World Series. Então são muitos jogos (162 na temporada regular) pra você assistir. Em Boston, março e abril são meses ainda frios e com resquícios do inverno, então é bom se agasalhar bastante pra não sofrer durante a partida, já que ela é longa e o Fenway Park é aberto.

Conclusão

Foi uma das melhores experiências que já vivi! Apesar do resultado, poder ver meu time jogar ao vivo e no estádio histórico como o Fenway Park com certeza é uma coisa que contarei e lembrarei por muito tempo. Então, quem tiver a oportunidade de ir, eu indico bastante. Ponto importante a se destacar é que, dos esportes americanos, o baseball é o mais barato de se assistir, com ingressos sendo vendidos a partir de 20 dólares a depender da partida.