Conteúdo

Com walkoff de Kike Hernández, Red Sox elimina os Rays e se classifica para a final da Liga Americana

12 de outubro de 2021

(Por Leonardo Costa)

 

Foi mais uma partida entre Red Sox e Rays recheada de emoção. Com um triunfo que parecia encaminhado, a franquia de Boston viu o rival empatar a partida na oitava entrada, mas Kike Hernández, no inning decisivo, conseguiu a rebatida da vitória e da classificação, levando os comandados de Alex Cora para a final da Liga Americana.

Embalados pelo triunfo na última partida e com a vantagem de 2 a 1 na série, os Red Sox levaram Eduardo Rodríguez para o montinho, ao tempo que os Rays apostaram, como de costume, por utilizar os chamados 'openers'. A estratégia de ambas equipes ia surtindo efeito, já que nas duas primeiras entradas as defesas foram soberanas.

Porém, a situação para a equipe de Tampa Bay se complicou no terceiro inning, quando os rivais anotaram cinco corridas. Shane McClanahan, que havia acabado de entrar para arremessar, começou a entrada concedendo rebatida simples para Christian Vazquez. Na sequência, até eliminou Christian Arroyo e deu um walk para Kyle Schwarber antes de conseguir o segundo out, e foi a partir de então que a coisa degringolou.

Rafael Devers disparou um HR de três corridas, abrindo a contagem. Em seguida, Xander Bogaerts conseguiu uma simples e foi impulsionado por Alex Verdugo, e o próprio Verdugo anotaria mais um pontos após rebatida de J.D Martínez, ampliando o placar e levando os fanáticos presentes no Fenway Park à loucura.

Rodríguez segurou a ofensiva dos Rays por mais uma entrada, até que Jorand Luplow, em jogada de infield fly, anotou a primeira para os visitantes. Na sexta entrada, o placar diminuiu mais um pouco depois que Wander Franco conseguiu um quadrangular de duas corridas, fazendo com que o pitcher de Boston fosse substituído. Já na reta final, na oitava entrada, a franquia de Tampa Bay mostrou o porquê de ter chegado aos playoffs com a melhor campanha da Liga Americana, e buscou o empate em rebatidas de Kevin Kiermaier e de Randy Arozarena.

O jogo voltou a ter uma atmosfera ainda mais tensa depois que o placar seguiu igual para o inning decisivo. Nele, Ji-Man Choi, Yandy Diaz e Austin Meadows foram eliminados em sequência pela defesa de Boston. Ao ir para o bastão, os Red Sox chegaram em base com Vazquez, que alcançou a segunda base na sequência, quando Arroyo foi eliminado.

Com jogador em posição de anotar, Travis Shaw foi rebater e conseguiu contato, indo até a primeira base e levando Vazquez até a terceira, com apenas um out. Vazquez foi substituído por Danny Santana, com o técnico Alex Cora apostando na velocidade do jogador em caso de rebatida para o outfield. E foi o que aconteceu. Kike Hernández rebateu em direção ao leftfield e Santana anotou a corrida que selou a classificação para os Red Sox.

Final de partida: Boston Red Sox 6 x 5 Tampa Bay Rays

Classificação garantida de Boston para sua segunda final de Liga Americana nas últimas quatro temporadas, mais uma vez sob a batuta de Cora, que levou a franquia ao título da World Series em 2018. O rival na próxima série sai do rival entre Astros e White Sox, em que a equipe de Houston lidera por 2 a 1.

Pelo lado dos Rays, uma das franquias com menor folha salarial da liga, fica a frustração de fazer uma temporada regular histórica e ser eliminado de maneira precoce. De qualquer maneira, com nomes estabelecidos no elenco, como Meadows, Lowe e Kiermaier, além dos jovens Arozarena e Franco, é bem possível que eles voltem ainda mais fortes para 2022.