Conteúdo

Com gol de Zaniolo, Roma vence Feyenoord e é campeã da Conference League

25 de maio de 2022

(por Mattheus Prudente)

Nesta quarta-feira (25), a Roma venceu o Feyenoord por 1 a 0 na Arena Kombetare em Tirana, se tornando campeã da UEFA Europa Conference League. A Roma teve uma grande atuação defensiva, principalmente após fazer o gol que deu a vitória, que foi marcado por Nicolò Zaniolo para conquistar o primeiro título da UEFA da história da equipe, e também tornar José Mourinho o primeiro treinador campeão das três competições organizadas pela UEFA na história. 

O Feyenoord, desde o início da partida, tomou a iniciativa, usando o seu bom jogo ofensivo que fez da equipe o melhor ataque da competição. No entanto, o jogo estava muito amarrado, com nenhuma das duas equipes conseguindo chances claras de gol. 

Mesmo sem ter muito a posse de bola, a Roma conseguiu o gol quando Gianluca Mancini fez grande lançamento para o domínio de Zaniolo, que conseguiu uma finalização para passar pelo goleiro Justin Bijlow e abrir o placar para a equipe italiana. Após um primeiro tempo truncado, a partida foi para o intervalo em 1 a 0. 

O começo do segundo tempo trouxe um Feyenoord mais incisivo, e tendo boas chances de marcar, mas parando em uma grande atuação de Ruí Patrício. Primeiro, um cruzamento para a área foi desviado por Gernot Trauner, mas acabou batendo na trave. No rebote, Guus Til chutou para uma grande defesa do goleiro português. Na jogada seguinte, Tyrell Malacia soltou uma pancada de fora da área, e Ruí Patrício foi buscar novamente. 

A Roma também teve suas chances, sendo a principal delas com Jordan Veretout, que chutou forte na entrada da área, forçando uma grande defesa de Bijlow. No entanto, nos minutos finais, os italianos estavam felizes em ficar apenas se defendendo, travando o jogo e não dando mais chances claras para o Feyenoord, que continuava se frustrando. 

Com isso, a Roma fez história se tornando a primeira campeã da Conference League, e a 12ª equipe italiana a conquistar um título internacional.  

FT: Roma 1-0 Feyenoord