Conteúdo

Com gol brasileiro, Arsenal marca duas vezes no segundo tempo e vence o Newcastle

27 de novembro de 2021

(Por Leonardo Costa)

 

Querendo reverter a má impressão deixada após a derrota por 4 a 0 para o Liverpool na última rodada, o Arsenal recebeu no Emirates Stadium o Newcastle, lanterna da Premier League, e com uma boa atuação voltou ao rumo das vitórias e se aproxima de vez ao grupo de classificados à Champions League.

Com a volta de Odegaard ao time titular, o Arsenal começou pressionando o Newcastle, que pela primeira vez contava com Eddie Howe à beira do gramado e com brasileiro Joelinton entre os onze iniciais.

Apesar do domínio da posse de bola, o Arsenal dava espaços para que os jogadores visitantes encontrassem lançamentos em profundidade na busca do atacante Wilson, que quase sempre ficava mano a mano com a zaga rival e dava bastante trabalho.

A primeira grande chance do jogo veio em cobrança de falta de Odegaard, que obrigou o goleiro Dubravka a fazer uma bela defesa. O Newcastle respondeu com um chute de fora da área de Shelvey, parando nas mãos de Ramsdale. 

Porém, foi dos pés de Aubameyang a maior oportunidade do Arsenal abrir o placar, que parou em uma defesaça do goleiro Dubravka, e o jogo foi zerado para o intervalo apesar das investidas dos Gunners.

Na segunda etapa, a equipe de Arteta manteve a mesma postura e foi premiado com o primeiro gol aos 11 minutos, com o lateral Nuno Tavares acionando Saka, que chegou batendo cruzado, sem chances para o goleiro.

Pouco tempo depois, enquanto os jogadores do Newcastle ainda estavam na bronca pela não marcação de uma penalidade de Tavares em Wilson, o Arsenal ampliou. A jogada agora foi pelo lado direito, com Tomiyasu, que descola passe por elevação para o brasileiro Gabriel Martinelli, que havia acabado de entrar. O ex-Ituano conta com a indecisão de Dubravka e com um belo chute de primeira marca o segundo.

Com uma desvantagem ainda maior, o Newcastle até tentou alguns chutes de longa distância, um deles com Saint-Maximin, mas outra vez Ramsdale estava lá para evitar o gol. Nos últimos minutos, o Arsenal 'cozinhou' a partida e até teve uma chance com Lacazette em contra-ataque puxado por Martinelli, mas o francês chutou pra fora.

Final de partida: Arsenal 2 x 0 Newcastle

A escolha de Arteta em devolver Odegaard ao time titular mostrou-se acertada. O norueguês, apesar de não ter tido uma grande partida, trouxe uma mente mais pensante em uma equipe extremamente veloz. A dupla de volantes, Lokonga e Partey não deu espaços para o rival, enquanto que os laterais foram extremamente sólidos, sobretudo Tomiyasu.

Pelo Newcastle, que ainda segue sem vencer na Premier League, a estreia de Howe foi amarga e com poucos sinais de evolução. Os mais novos ricos do futebol precisam de uma reação urgente caso queiram permanecer na elite.

Com o triunfo, o Arsenal chega aos 23 pontos, na quinta colocação, empatado com o West Ham, que tem um jogo a menos. Já o Newcastle segue na lanterna da competição, com apenas seis pontos em 13 rodadas, e a 5 do Leeds, primeira equipe fora da zona de descenso.