gettyimages 1233532525 scaled 1
Automobilismo

Com estratégia perfeita, Newgarden crava a pole no GP Road America

(por Anderson Rodrigues)No primeiro grupo, a sessão de 10 minutos esquentou somente na segunda metade, quando Colton Herta conquistou o melhor tempo com uma volta de 1m46,0084s. Romain Grosjean fez o segundo melhor tempo com 1m46.6732s. A dois minutos do fim, Alex Palou tomou a primeira posição com 1m45,8821. Conor Daly foi para segundo, atrás de Herta com 1m46.3976s. Com a bandeira quadriculada, Sebastien Bourdais foi para o terceiro com 1m46.1085s, e Herta saltou para primeiro com uma volta de 1m45.7504s. Atrás de Herta, Palou e Bourdais, Simon Pagenaud foi P4, Romain Grosjean foi P5, e Ryan Hunter-Reay tirou Scott Dixon da “bolha” na última volta para pegar P6, fazendo com que o piloto kiwi não avançasse. Além de Dixon, Conor Daly, Scott McLaughlin, Kevin Magnussen (+1.6272s) e Jimmie Johnson não avançaram para a fase 2 da qualificação.No segundo grupo da fase 1, começou liderado por Jack Harvey com os pneus duros com uma volta de 1m46.1294s antes de trocá-los para os pneus macios. Josef Newgarden pulou para primeiro com uma volta de 1m46,0125s, e Ed Jones deu uma volta voadora faltando um minuto para o término da sessão, angariando a segunda posição com 1m46,0718s. Faltando 30 segundos para terminar a sessão, Alexander Rossi marcou uma grande volta com o tempo de 1m45,8519s sendo o primeiro momentâneo, mas Newgarden respondeu com 1m45,6078s, tomando a liderança. Além de Newgarden e Rossi, avançaram Will Power, Pato O’Ward, Jones e Jack Harvey. Aqueles que ficaram de fora foram Rahal, Askew, Marcus Ericsson, Takuma Sato, Max Chilton, Dalton Kellett e Cody Ware.No Q2, que classifica seis pilotos para a última fase da classificação, o chamado Q3, começou com uma primeira volta sólida de Power em 1m46,5745, já que a maioria das equipes retardou o uso dos pneus macios para o final da sessão. A primeira volta com o pneu mais rápido foi de Palou, que saltou para primeiro com 1m46,1629s, porém estavam chegando os 90 segundos finais, onde as voltas abaixo de 1m46 foram alcançadas. Herta tomou a primeira posição com 1m46.0334s e Rossi foi para o P2 com 1m46.1134s. Grosjean momentaneamente é primeiro ao fazer 1m45,9015s passando com bandeira quadriculada, porém foi imediatamente ultrapassado por Newgarden com 1m45,6818s. Logo depois Herta tomou a liderança porém por pouco tempo, já que Harvey fez 1m45.3612s que o fez pular para primeiro, seguido por Herta, Newgarden, Pagenaud, Palou e Power. Os eliminados foram Grosjean, Hunter-Reay, Rossi, O’Ward, Bourdais e Jones.O Fast Six viu Herta e Palou trocarem tempos mais rápidos a um minuto do fim, até que Harvey se colocou em segundo. Com 21 segundos restantes, Newgarden foi para primeiro com autoridade usando pneus duros com 1m46.0186. Harvey e Power pularam para segundo e terceiro, fazendo Palou ir de volta para quinto com Pagenaud em sexto. Newgarden conquista sua segunda pole consecutiva, depois de largar em primeiro no domingo em Detroit, e a 13ª de sua carreira. Mais notável, Newgarden aplicou estratégia diferente dos outros pilotos no Fast Six ao marcar seu tempo com pneus duros, e abrindo grande vantagem para  Colton Herta da Andretti Autosport, que ficou em segundo (+0,2430s). “Sabíamos esta manhã que era isso que íamos fazer”, disse Newgarden sobre sua estratégia. “Eu não sabia onde todo mundo estava [na estratégia], então estou simplesmente feliz em ver que deu certo. Eu definitivamente amo Road America. Esta é uma das melhores pistas do mundo. Eu só acho que o suporte para as corridas da IndyCar é enorme nesta região do país. Este é um ótimo lugar para dirigir um carro da IndyCar. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *