Conteúdo

(por Diego Dias)

O pitcher abridor David Peterson fez sua melhor exibição na temporada ao ceder apenas uma rebatida em seis entradas, obtendo sua primeira vitória em dois meses e ajudou o New York Mets a derrotar o Chicago Cubs na primeira partida da série de quatro duelos. Foi o primeiro triunfo dos líderes da divisão Leste da NL sobre os Cubs no Citi Field desde 2017, coincidentemente há exatos quatro anos.

No bastão destaque para Dom Smith, que rebateu um home run e teve duas rebatidas nas suas três idas ao bastão, anotando duas corridas. Já Edwin Díaz confirmou sua grande fase e obteve seu 13º save com três strikeouts na última entrada.

Pela equipe de Chicago, Anthony Rizzo e Patrick Wisdom conectaram home runs em sequência e esboçaram uma reação, mas sem o devido sucesso.

O abridor dos Cubs Jake Arrieta demorou a achar a zona de strike e cedeu walks para Jonathan Villar e Don Smith logo na entrada inicial, deixando os Mets com duas bases. Mas uma double play deu alívio para a equipe de Chicago, que deu a primeira rebatida da partida em simples de Eric Sogard mas ele seria eliminado com uma tag na segunda base.

Tanto Peterson quanto Arrieta mantiveram o placar zerado até a quarta entrada. Até que na parte baixa Smith rebateu uma simples e Billy McKinney recebeu walk (o terceiro de Arrieta), e desta vez os nova iorquinos aproveitaram com James McCann rebatendo outra simples e, somado ao erro do outfielder Jake Marisnick, impulsionou a primeira corrida da noite com Smith. Na sequência, Kevin Pillar rebateu uma dupla no campo central e permitiu a McKinney e McCann alcançarem o home plate, colocando 3 a 0 no placar para os Mets.

Os Amazins ainda aumentaram na quinta entrada. Villar e Lindor foram eliminados, mas Don conseguiu mandar a bolinha além do muro no campo central. Foi o quinto homer dele no ano. Na sexta entrada, os Mets novamente chegaram em base por bolas com Pillar e Luis Guillorme, e Brandon Drury rebateu uma simples para impulsionar Pillar e deixar Guillorme na terceira base. Mas o reliever Tommy Nance encerrou a entrada ao eliminar Villar.

Se Peterson sobrepujou os rebatedores dos Cubs, seu substituto Trevor May fez o caminho inverso na sétima entrada. O reliever cedeu dois homers a Rizzo (campo direito) e Wisdom (central) para deixar a equipe de Chicago ameaçar uma reação. Aaron Loup entrou no lugar de May e eliminou Jason Heyward para encerrar o inning.

Na sétima entrada, Lindor recebeu walk e em seguida roubou a segunda base, e Pete Alonso recebeu walk intencional. Mas um descuido do "Urso Polar" lhe rendeu uma eliminação por popout e a entrada foi finalizada sem corridas. Mas os Cubs também não conseguiram sequer uma rebatida nas duas últimas entradas, com direito a um 1-2-3 na nona por Díaz, e ficaram com o revés após cinco vitórias.

Final: Chicago Cubs 2 @ 5 New York Mets

As equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira (15), com Taijuan Walker (Mets) e Alec Mills (Cubs) como os abridores.

As "fastballs" da segunda-feira (14):

- Vladimir Guerrero Jr rebateu um home run no topo da nona entrada (seu 22º na temporada) para empatar o jogo para o Toronto Blue Jays, mas Rafael Devers deu a vitória ao Boston Red Sox na parte baixa com um walkoff single para impulsionar corrida de Alex Verdugo;
- O Detroit Tigers perdeu o pitcher abridor Matthew Boyd e o reliever Alex Lange lesionados, mas Willi Castro, Robbie Grossman e Niko Goodrum rebateram home runs para encerrar a sequência de 3 derrotas da equipe;
- Recém-chegado ao Seattle Mariners, o outfielder Jake Bauers rebateu um home run na oitava entrada para dar a vitória à equipe sobre o Minnesota Twins de virada;
- Mesmo com rebatida dupla impulsionando Christian Walker na quarta entrada, e depois conectando um home run solo na sexta, o catcher Carson Kelly não evitou a 20ª derrota seguida do Arizona Diamondbacks atuando fora de casa.

Demais resultados:

Baltimore Orioles 3 @ 4 Cleveland Indians
Pittsburgh Pirates 2 @ 3 Washington Nationals
Toronto Blue Jays 1 @ 2 Boston Red Sox
Tampa Bay Rays 5 @ 2 Chicago White Sox
Philadelphia Phillies 1 @ 3 Los Angeles Dodgers
Minnesota Twins 3 @ 4 Seattle Mariners
Arizona Diamondbacks 2 @ 5 San Francisco Giants
Los Angeles Angels 5 @ 8 Oakland Athletics
San Diego Padres 2 @ 3 Colorado Rockies
Miami Marlins 2 @ 4 St Louis Cardinals
Detroit Tigers 10 @ 3 Kansas City Royals
Cincinnati Reds 10 @ 2 Milwaukee Brewers