Conteúdo

Colton Herta vence em Laguna Seca; Alex Palou está com a mão na taça

19 de setembro de 2021

(por Jefferson Castanheira)
 

A tão esperada prova em Monterrey, Laguna Seca, no lendário circuito do sul da California, teve grandes emoções, desempenhos e reviravoltas, mas nada afetou o ‘pole position’ Colton Herta a segurar sua primeira colocação e resistir à pressão de Alex Palou, que chegou em segundo. Um desempenho espetacular de Romain Grosjean colocou o francês no terceiro lugar, fechando o pódio. Concorrente direto de Palou ao título, Pato O’Ward terminou em quinto. 

A corrida começou com Alexander Rossi, que largou ao lado de Colton Herta na primeira fila, tocando no carro do pole e indo para fora da pista, causando a primeira bandeira amarela. A primeira janela de parada nos boxes foi antecipada, e muitos carros já foram parando para troca de pneus e reabastecimento, como Pagenaud, Pato O’Ward e Scott McLaughlin. Mas, o maior problema aconteceu com Will Power, que mais uma vez teve azar com seu Penske que apresentou problemas no motor, ficando fora da disputa. Outro piloto que tem muitos problemas em 2021 é justamente Felix Rosenqvist, que rodou completamente sozinho.

Romain Grosjean realmente vem vivendo dias felizes na Fórmula Indy, prova disso foram as 25 ultrapassagens que o francês realizou, incluindo duas espetaculares em Scott Dixon na sagrada curva Saca-rolhas de Laguna Seca. Inclusive, o francês chegou a liderar a corrida, mas devido às paradas nos Pits, ficou claro que a corrida estaria nas mãos de Colton Herta e apenas se alguma coisa muito problemática acontecesse com ele, a vitória escaparia. 

Josef Newgarden, que chegou em Laguna Seca como um dos candidatos ao título, viu sua Penske ter problemas e está quase abandonando a luta pela taça, apesar de conseguir recuperar o desempenho e terminar em sétimo. 

O campeonato tem apenas mais uma etapa, já no próximo domingo, direto das ruas de Long Beach. Com a segunda colocação, Alex Palou agora tem 517 pontos, com apenas Pato O’Ward (482 pontos) e Josef Newgarden (469 pontos) podendo alcança-lo na pontuação, com 53 pontos ainda em disputa. O espanhol que guia o #10 da Chip Ganassi pode conquistar seu primeiro título na categoria.