Automobilismo

Classificação de Spa-Francorchamps: Erro da direção de prova; tristeza para Norris; pole de Max e sensacional primeira fila para Russell

(Por Bruno Braz)Q1: Williams e Norris brilhamO treino foi atrasado devido às condições da pista, que tinham pontos muito molhados. Quando liberado, todos foram para a pista com pneus de chuva, exceto as Williams, que optaram pelos pneus intermediários. Em que pese Latifi ter escapado da pista, a decisão se mostrou certa. Russell era o mais rápido da pista, 5 segundos mais rápido que o terceiro carro, que era de Norris. Latifi vinha em segundo, 3 segundos atrás.Chamava a atenção as Mercedes escapando do traçado, tanto com Bottas, quanto com Hamilton.Com 9 minutos para o fim do Q1, todos vão ao box para colocar pneus intermediários. Ocon foi o primeiro a melhorar, mas não superou as Williams. Sainz foi o primeiro a superar as Williams, por apenas 0.019. Pérez, Ricciardo, Leclerc também os superam. Na sequência, um momento legal: Russell voltou para primeiro, mas foi superado quase que imediatamente por Verstappen, por 4 décimos. Em seguida, Norris veio e arrebentou o tempo, pulando para primeiro, com 8 décimos de vantagem para Max.Com 2 minutos para o fim, Hamilton tentou sua volta, mas não conseguiu a ponta. Ficou com 4 décimos de desvantagem para Norris, indo para segundo.No cronômetro zerado, não dava para saber quem seriam os eliminados. Muitos estavam em volta cronometrada. Lá na frente, Verstappen fechava sua volta e pegava o primeiro. Porém, Norris veio e retomou a ponta, colocando 4 décimos sobre o holandês.Fim de Q1. Foram ao Q2, Norris, Verstappen, Hamilton, Pérez, Russell, Bottas, Vettel, Gasly, Leclerc, Latifi, Sainz, Ricciardo, Stroll, Alonso e Ocon. Já os eliminados foram Giovinazzi, Tsunoda, Schumacher, Raikkonen e Mazepin.Destaques positivos para Russell em quinto e Norris em primeiro, além de Latifi em décimo. Chamaram a atenção negativamente, os dois carros da Alpine (14º e 15º). Não estavam equilibrados nas condições adversas da pista, além da Alfa Romeo, com os dois pilotos eliminados.Q2: mais brilho de NorrisO Q2 começou intenso. Norris seguia como o mais rápido, seguido por Gasly e Russell. Vettel aparecia bem também, entrando em segundo, mas logo superado por Verstappen.Hamilton chamou a atenção ao abortar sua primeira tentativa após fazer o melhor primeiro setor. A segunda tentativa era pior que a primeira, dando apenas o sétimo lugar de momento. Norris melhorou ainda mais. Vinha com uma pilotagem muito agressiva, atacando bem as zebras. Estava 3 décimos na frente de Verstappen, que era o segundo.Com 4 minutos para o fim, a zona de eliminados mostrava Leclerc, Bottas, Latifi, Ocon e Alonso. Hamilton era o décimo, no risco. Tudo seria definido bem no final, no apagar das luzes. 2 minutos o fim e Hamilton cai para 11º. Teria apenas uma tentativa. Não poderia errar nada. Com 1 minuto para o fim, a transmissão mostrava Vettel, com o melhor primeiro setor. Fechou sua volta assumindo o segundo lugar temporariamente.Tempo zerado e Hamilton vinha na sua volta derradeira para não ser eliminado. Fechou a volta passando segundo. O cronômetro zerado mudou bastante a ordem das coisas. Fechamos o Q2 com Norris em primeiro, Hamilton em segundo e Bottas em terceiro, seguido de Gasly, Verstappen, Vettel, Pérez, Russell, Ricciardo e Ocon. Leclerc, Latifi, Sainz, Alonso e Stroll foram eliminados.Novamente, Russell como destaque positivo, indo ao Q3, assim como Norris, dando show. As duas Ferraris, eliminadas, foram os destaques negativos no Q2.Q3: desastre para Norris. Fim de arrepiar. Pole de Max e Russell sensacional em segundo!O Q3 começou com mais chuva que as outras seções, com os carros indo com pneus de chuva, abandonando os intermediários utilizados no Q1 e Q2. Russell e Norris já se mandaram para a pista. Pela televisão, as condições realmente não estavam nada boas. O volume de água era bem maior.Mercedes e Red Bull, não sei onde estavam, mas saíram correndo em suas garagens para colocarem pneus de chuva nos carros. Vettel aparece no rádio, dizendo que a bandeira vermelha seria necessária. Norris fala em seu rádio e fala que o carro está aquaplanando.A direção não para o treino e o pior acontece: Norris bate muito forte na Eau Rouge. Vettel parou seu carro ao lado para checar como estava o piloto. Só seguiu após a sinalização de OK do inglês. O carro foi completamente destruído. A direção de provas foi muito negligente. O tetracampeão falou forte no rádio contra a direção de provas. O final de semana de Norris estava acabado.Q3 interrompido, tardiamente pela direção.Q3 reiniciado. Depois de muito tempo, as ações voltaram. Ocon foi o primeiro a voltar para a pista. Com 3 minutos para o fim, apenas 5 pilotos tinham aferido tempo. Seria bem no final. 1 minuto para o fim e tínhamos: Hamilton, Pérez, Verstappen, Bottas, Vettel, Gasly, Ricciardo, Ocon, Russell e Norris, sendo este último, já fora do treino.Russell veio para uma volta. Com cronômetro zerado, Russell vinha muito rápido! Cronômetro zerado. Seria no fim. Ele pula para primeiro! Hamilton não superou Russell! Só tinha Max vindo em volta. Daria a primeira pole de Russell?Não deu! Max Verstappen consegue a pole no finalzinho! Única parte da seção de classificação que liderou. O fim do treino foi sensacional!A ordem final foi: Max Verstappen em primeiro, um sensacional George Russell em segundo e Hamilton em terceiro. Quarto para Ricciardo, Vettel bem em quinto, Gasly em sexto, Pérez em sétimo, Bottas em oitavo e Ocon em nono. Norris, sem tempo, em décimo.Foi um treino longo, bem emocionante e com surpresas. O GP de amanhã promete, considerando a previsão de tempo de que teremos mais chuva.É acompanhar grudado na tela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *