Conteúdo

Clássico do Sol! El Shaarawy marca nos acréscimos, e Roma empata com o Napoli fora de casa

18 de abril de 2022

(por Layo Lucena)

No Diego Armando Maradona, o Napoli, terceiro colocado na Serie A TIM, recebeu o Roma, dono da quinta posição. Chamado como ‘Clássico do Sol’, as duas equipes se enfrentaram na disputa pelas vagas das competições europeias da próxima temporada.

No geral, o confronto foi um verdadeiro clássico. Com jogadas duras, muitas faltas e algumas confusões, Roma e Napoli entraram em campo com maneiras diferentes de atuar. Os mandantes saíram mais para jogar, conseguindo alguns bons lances ofensivos, um deles resultou em um pênalti logo nos primeiros 10 minutos. Insigne, que vai deixar o clube no final da temporada, marcou mais um com a camisa do Napoli.

Do outro lado, a Roma batia, batia muito nos jogadores do Napoli, sempre sem perder a viagem. No ataque, a equipe romana tinha dificuldades em colocar a bola nos pés dos dois principais atacantes do time: Tammy Abraham e Nicolò Zaniolo. Com isso a Roma demorou para se soltar no ataque, acontecendo apenas na segunda etapa.

Quando saiu para jogar, a Roma foi muito perigosa. Abraham e Zaniolo "assustaram" o goleiro Alex Meret e tiraram o “ar” da torcida presente no estádio. Porém, foi o ex-Milan, Stephan El Shaarawy, que entrou no segundo tempo, que balançou as redes. Abraham participou do lance dando a assistência para o atacante egipcio, que lembrou seus bons tempos para empatar o clássico já nos acréscimos.

Gol logo no início

No primeiro ataque do Napoli na partida, já tivemos um pênalti. Após análise no VAR, o árbitro confirmou a falta na grande área. Na cobrança, Insigne assumiu a responsabilidade e "guardou"; Rui Patrício ainda acertou o canto, mas não conseguiu pegar. Um a zero Napoli.

O Napoli foi melhor após o gol, assumiu a posse de bola, conseguindo roubar a bola ainda no campo da Roma; já a Roma, sem a posse, tentava se defender.

Aos 19', o Napoli quase ampliou. Após erro de passe, a bola chegou nos pés de Osimhen, que estava próximo à pequena área. O atacante dominou, cortou e finalizou, mas a bola foi desviada por um defensor; no rebote, Lozano tentou o chute de primeira, mas Rui Patrício defendeu com uma das mãos.

Mesmo com o Napoli melhor em campo, a Roma chegou muito próxima de empatar. Em cobrança de falta direta, Osimhen, desviou de cabeça contra o seu próprio “patrimônio”, e a bola acertou o travessão de Meret.

Empate no ‘finalzinho’

A Roma quase igualou o placar aos 60', já na segunda etapa. Abraham teve a chance, de cabeça, para empatar o jogo, mas Meret fez a intervenção. O atacante acabou errando a cabeçada, o que facilitou para o goleiro.

O Napoli respondeu com Zielinski, aos 68'. O polônes experimentou de fora da área e assustou Rui Patrício. Já aos 79',  Osimhen venceu, na velocidade, a defesa da Roma, invadiu a área e finalizou; a bola acertou a rede pelo lado de fora.

Nos acréscimos, a Roma empatou com El Shaarawy. Em jogada bem construída e executada, Abraham serviu o camisa 92 de calcanhar, e o egípcio finalizou com perfeição, sem chances para Meret.

Fim de jogo: Napoli 1 x 1 Roma

Com o resultado, o Napoli continua na terceira posição com 67 pontos, dois a menos que o segundo colocado, a Inter de Milão. Na próxima rodada vai visitar o Empoli no dia 24. Já a Roma, ainda na quinta colocação, vai visitar a Inter de Milão no dia 23.