Conteúdo

Chance de cinturão! Jéssica Bate-Estaca enfrentará Valentina Shevchenko no UFC 261

24 de fevereiro de 2021

(por Leandro Chagas)
 

Ex-campeã peso-palha (até 52,2kg) do UFC, a paranaense Jéssica "Bate-Estaca" Andrade terá a chance de conquistar mais um cinturão para o Brasil. Nesta quarta-feira, Dana White, presidente do Ultimate, anunciou que a lutadora brasileira enfrentará a campeã Valentina Shevchenko, em luta valendo o título das pesos-moscas (56,7 kg), no UFC 261 de 24 de abril. A informação foi divulgada pelo mandatário da organização durante uma entrevista à ESPN americana.  

Com um cartel de 21 vitórias e oito derrotas, aos 29 anos, Jéssica pode se inspirar em Amanda Nunes, única campeã dupla do UFC (pesos galo e pena), para se tornar a segunda mulher a conseguir dois cinturões em categorias diferentes. "Bate-Estaca" colocou seu nome na história do Ultimate em maio de 2019, após derrotar Rose Namajunas, no UFC 237, com um golpe que deu origem ao seu apelido, se sagrando campeã peso-palha. No entanto, seu reinado na categoria de baixo durou apenas três meses, já que ela acabou sendo derrotada por Weili Zhang (atual campeã), em agosto daquele mesmo ano, em evento realizado na China.

Em 2020, Andrade resolveu tentar a sorte no peso-mosca, estreando com um nocaute no primeiro round em cima da americana Katlyn Chookagian, atual número 2 no ranking da divisão. O grande desempenho foi o suficiente para credênciá-la a um confronto contra a detentora do cinturão.

Do outro lado do octógono, aos 32 anos, Valentina "Bullet" Shevchenko vai tentar prolongar seu domínio na categoria. A lutadora do Quirguistão, que tem em seu cartel 20 vitórias e apenas três derrotas, vem de seis triunfos consecutivos, sendo quatro em defesas de cinturão. 

UFC 261

24 de abril de 2021, em local a ser anunciado

CARD DO EVENTO (até o momento):

Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Jéssica Bate-Estaca

Peso-médio: Uriah Hall x Chris Weidman

Peso-meio-pesado: Anthony Smith x Jimmy Crute

Peso-galo: Danaa Batgerel x Kevin Natividad