Conteúdo

Caufield decide e Habs voltam a vencer; Laine marca hat-trick em duelo agitado; virada incrível dos Caps e mais da quinta-feira de NHL

18 de fevereiro de 2022

(Por Diego Dias)

Nesta quinta-feira (17) de National Hockey League, o técnico interino do Montréal Canadiens, Martin St Louis, obteve sua primeira vitória no comando da equipe, coincidentemente contra...St Louis! Foi o primeiro triunfo dos Canadiens em 1 mês.

Os Habs tiveram um susto depois que Robert Thomas empatou para o St Louis Blues mesmo em shorthanded no 1º período, e viram mais uma derrota a caminho quando Pavel Buchnevich virou a partida a menos de dois minutos pro final com um belo one-timer do lado direito.

Foi quando brilhou a estrela de Cole Caulfield. Restando 10 segundos e com o goleiro Sam Montebeault sacado, ele apareceu livre pela direita após troca de passes e arrematou sem chances para Ville Husso, forçando o tempo extra. E, no overtime, Caulfield trouxe a reabilitação a Montréal completando bom passe de Jeff Petry.

Final: St Louis Blues 2 @ 3 Montréal Canadiens (OT)


Outra equipe canadense que também precisou ir além do tempo regulamentar para vencer foi o Vancouver Canucks. Depois de liderar o placar por 2x0 e depois por 3x1, os Nucks cederam o empate em dois power plays capitalizados por Timo Meier e trouxeram o San Jose Sharks de volta à disputa.

Vancouver chegou a recuperar a vantagem em tento de Connor Garland no backhand, mas literalmente no último segundo Alexander Barabanov anotou o quarto de San Jose e provocou a prorrogação. Foi então que Elias Pettersson achou JT Miller livre pela esquerda, que mandou o puck pras redinhas e garantiu o segundo ponto aos Canucks.

Final: Vancouver Canucks 5 @ 4 San Jose Sharks (OT)


Em confronto repleto de gols, o Columbus Blue Jackets contou com grande noite de Patrik Laine para se recuperar da derrota na partida anterior. Foram três gols do finlandês a partir do 2º período para construir o resultado, iniciado com dois gols rápidos anotados por Boone Jenner e Yegor Chinakhov. Mas o Chicago Blackhawks respondeu à altura com Phillip Kurashev e Ryan Carpenter.

Ainda antes do primeiro intervalo, os Blue Jackets chegaram ao terceiro gol em avançada de Max Domi pela direita e mandando o disco rente ao travessão e deixando 3x2 no placar. Laine deixou seu primeiro logo com 9 segundos de jogo na 2ª etapa e repetiu a dose no último período. Jenner ganhou o faceoff e o disco ficou para Laine, que arrematou de longe sem chances para o goleiro Arvid Soderblom.

Os dois gols foram separados pelo marcado por MacKenzie Entwistle já nos instantes finais do período, e os Hawks voltariam a encostar no minuto seguinte ao gol de Laine, agora em rebote pego por Alex DeBrincat em chute de Patrick Kane para deixar a disputa em aberto. Mais incisivos no ataque, Columbus chegou ao sexto gol depois que Oliver Bjorkstrand pegou a sobra do disco em meio à crease lotada e empurrou para as redes.

Indo pro tudo ou nada, Chicago sacou o goleiro e colocou um patinador extra, mas quem acendeu a lâmpada foi o adversário, com Laine aproveitando a meta vazia e completando seu hat-trick e dando números finais ao duelo.

Final: Columbus Blue Jackets 7 @ 4 Chicago Blackhawks


O Washington Capitals até abriu o placar em disparo da zona neutra de Michal Kempny nos últimos minutos do 1º terço de jogo, e depois desempatou em power play finalizado por Joseph Snively no período seguinte. Mas o Philadelphia Flyers chegava com certa facilidade na zona ofensiva e novamente igualou as coisas em rápido contrataque onde Travis Konecny serviu seu xará Travis Sanheim, que só tocou o puck para o gol.

Os Flyers mantiveram o ritmo no último período, embora os Caps tinham maior disposição nos dois lados do rink. Até que, com 4 contra 4 no gelo, Philadelphia roubou o disco na defesa e avançou pro ataque com Sanheim, que passou para Gerald Mayhew arrematar da slot e deixar 3x2 Flyers a 4 minutos do fim.

Nessa hora brilhou a estrela de Garnet Hathaway, que desviou chute de John Carson para empatar e, no minuto seguinte, concluir jogada de Carl Hagelin, que roubou o puck atrás do gol e passou para o disparo de frente para o goleiro Carter Hart, que nada pôde fazer. Carlson então decretou o resultado com um disparo ao gol vazio.

Final: Washington Capitals 5 @ 3 Philadelphia Flyers


Destaques da quinta-feira

Estrelas da rodada: Patrik Laine (3G), Jack Campbell (45SV) e Garnet Hathaway (2G, 1A)
Jogo da rodada: Flyers x Capitals
Jogadas decisivas: Gols de Cole Caulfield forçando a prorrogação e depois dando a vitória aos Canadiens.
Sinal vermelho: Flyers, que deixaram escapar a vitória e somaram o 4º revés consecutivo.
Sinal amarelo: Sharks, que perderam pela 5ª vez seguida, mas três delas foram após o tempo regulamentar.
Sinal verde: Red Wings, que venceram pela 3ª vez em 4 partidas e se aproximam dos Bruins na luta pelo wild card.

Demais resultados

Detroit Red Wings 3 @ 2 New York Rangers (SO)
Anaheim Ducks 3 @ 7 Edmonton Oilers
Pittsburgh Penguins 1 @ 4 Toronto Maple Leafs
Ottawa Senators
3 @ 1 Buffalo Sabres
Seattle Kraken 3 @ 5 Winnipeg Jets
Boston Bruins 1 @ 4 New York Islanders