Conteúdo

Brasileiro Cairo Santos é eleito o jogador de special teams do mês na NFC

7 de janeiro de 2021

(por Mattheus Prudente)

Após não ser escolhido para o Pro Bowl da NFL, Cairo Santos deu uma rápida resposta para aqueles que não o votaram para a seleção da Liga. O kicker brasileiro que joga no Chicago Bears foi eleito o jogador de special teams do mês de dezembro na NFC, sendo esse o primeiro prêmio desse tipo em sua carreira. Em outubro, ele já havia sido escolhido o jogador da semana.

Cairo teve um mês perfeito, não errando nenhum field goal que tentou em dezembro, e ajudando os Bears a se classificar para os playoffs pela primeira vez desde 2018. Na última vez que estiveram lá, com Mitchell Trubisky como quarterback titular, a equipe teve seu sonho de passar para a segunda fase da pós-temporada morto depois de um chute de Cody Parkey que bateu nas duas traves e saiu, selando a vitória do Philadelphia Eagles. 

Os Bears estão na busca de um kicker desde então, e parecem ter achado em Santos o melhor deles. O brasileiro já teve passagem consistente pelo Kansas City Chiefs, antes de ter uma lesão na virilha e acabar sendo substituído por Harrison Butker. A lesão afetou muito a carreira de Cairo, que se mostrou muito errático nas curtas passagens que teve em outros times. Totalmente recuperado, em Chicago, ele voltou a concorrer ao Pro Bowl, perdendo para o coreano Younghoe Koo, do Atlanta Falcons.

Os Bears finalizaram a temporada com uma temporada de oito vitórias e oito derrotas, se classificando para os playoffs em último no Wild Card. A equipe viveu tempos de incerteza na posição de quarterback na temporada, com Trubisky começando como titular na Semana 1 e perdendo sua vaga para Nick Foles. O campeão do Super Bowl, no entanto, acabou se lesionando, dando a vaga para a terceira escolha geral de 2017, que voltou a jogar bem e conseguiu classificar seu time. Os Bears enfrentam o New Orleans Saints no próximo domingo.

Na temporada, Santos acertou 30 de 32 chutes tentados, tendo uma percentagem de 93.5% de acertos.