Conteúdo

Bottas é um “fracassado” nas tentativas de ultrapassagens, diz Helmut Marko

31 de janeiro de 2022

(por Mattheus Prudente)

A saída de Valtteri Bottas da Mercedes trouxe uma sensação de frustração quando se pensa nas expectativas que todos tinham com o piloto finlandês quando ele saiu da Mercedes. Após cinco temporadas com a equipe alemã, Bottas saiu sem ganhar um título, mesmo depois de ter vários anos sendo competitivo.

No entanto, apesar da competitividade, ele falhou em vencer campeonatos contra o seu maios rival e companheiro de equipe Lewis Hamilton, com o britânico vencendo em quatro dos cinco anos que ele esteve na Mercedes. Enquanto muitos buscam uma explicação, Helmut Marko, consultor da Red Bull, parece tê-la, dizendo que Bottas, apesar de muito rápido, é um “fracassado” quando se trata de ultrapassar rivais.

Comparando Bottas com Sergio Perez, Marko fez a afirmação:

“Existe uma grande diferença entre ele (Perez) e Bottas. Quem é o fracassado quando se trata de ulrapassagens. Ele é muito rápido, mas não consegue ultrapassar quando fica no meio do pelotão.” Disse Marko.

Bottas, que muitas vezes teve problemas para se classificar entre os primeiros nessa temporada dom a Mercedes, foi substituído por George Russell para 2022, e vai ser o primeiro piltoo da Alfa Romeo, dividindo a equipe com o novato chinês Guanyou Zhou.

Apesar de elogiar Perez, Marko voltou a falar que o mexicano teve alguns problemas com a Red Bull em sua primeira temporada, principalmente em ritmo de classificação, afirmando que o seu segundo piloto foi muito bem nas corridas. O austríaco afirmou que Perez pilotou, muitas vezes, no mesmo nível do campeão mundial Max Verstappen, mas suas posições de largada não ajudaram.

Na Alfa Romeo, Bottas terá que passar muito mais tempo no meio para o fundo do pelotão, além de carregar o peso de ser o piloto experiente da equipe, substituindo o aposentado Kimi Raikkonen. Essa é a chance que ele precisa para conseguir provar suas habilidades de ultrapassagem.