Conteúdo

Borussia Dortmund abre vantagem no primeiro tempo, perde chances claras, quase se complica, mas vence o Besiktas na estreia

15 de setembro de 2021

(por João Zarif)

O Borussia Dortmund viajou até Istambul para enfrentar o Besiktas pela primeira rodada da fase de grupos da Uefa Champions League. O time da casa contava com Pjanic, recém-contratado por empréstimo junto ao Barcelona. A torcida turca fez muito barulho desde o início e mostrou o “clima de decisão” característico nos estádios turcos em competições europeias.

A partida começou com o Besiktas indo pra cima. Logo aos cinco minutos, Pjanic encontrou Batshuayi (ex-Chelsea e Valencia) que dominou no peito e bateu forte de esquerda, obrigando o goleiro Kobel a fazer uma bela defesa. O jogo ficou estudado e o Besiktas não conseguiu encontrar chances de gol.

Aos poucos o Dortmund começou a sair para o jogo, e logo encontrou seu gol. O time alemão conseguiu boa troca de passes, e Dahoud achou Meunier na ponta direita. O lateral tocou de primeira para o meia Bellingham, que bateu com pouco ângulo, por baixo do goleiro Destanoglu. Um a zero para o time visitante.

O time da casa sentiu o golpe, e o Borussia perdeu dois gols em sequência, aos 26’ e 27’. A primeira com Haaland, que bateu por cima de forma inacreditável após boa jogada de Mallen, e também com Reus, que parou no goleiro turco. Os times baixaram a intensidade após isso e muitas faltas foram marcadas sobre o time de Dortmund.

Parecia que o primeiro tempo não teria mais emoção, mas já nos acréscimos o Borussia ampliou. Bellingham recebeu em cobrança de lateral, limpou a marcação pelo lado esquerdo e dentro da área, na linha de fundo, rolou rasteiro para Haaland empurrar para o gol. Dois a zero no placar e fim do primeiro tempo.

A segunda etapa começou com o jogo mais aberto, mas com muitos erros. Nenhum time teve grande chance até os 21 minutos, quando Bellingham recebeu de Haaland após dividida, e de frente para o gol limpou a marcação que chegava desesperada, mas ficou desequilibrado e bateu sem força no goleiro que saiu para abafar.

O Dortmund teve chance de matar o jogo de vez aos 25’, com Haaland que recebeu passe na frente em velocidade, dentro da área, mas bateu prensado com o goleiro do Besiktas que saiu muito bem e afastou o perigo.

Aos 46’ outra chance para o Borussia. Knauff recebeu no segundo pau e sem marcação e com o gol aberto isolou. Quando o jogo parecia definido, o Besiktas colocou fogo na partida. Aos 48’, Pjanic cobrou falta da direita e no meio da área o zagueiro Montero completou de cabeça. A torcida fez barulho, o time tentou pressionar, mas não chegou ao sonhado empate, já que aos 52’ o jogo acabou.

Final: Besiktas 1 x 2 Borussia Dortmund