Conteúdo

Bayern sofre mas vence Dínamo de Kiev com golaço de Lewandowski e está nas oitavas

23 de novembro de 2021

(por João Zarif)

O Bayern de Munique visitou o Dínamo de Kiev, em Kiev, na Ucrânia, pela 5ª rodada da Liga dos Campeões da Uefa. O time alemão liderava o Grupo E com 12 pontos e já estava praticamente classificado para a próxima fase da competição. Precisaria apenas de um empate na partida de hoje. Já o Dínamo era o lanterna, com apenas um ponto conquistado, e nenhum gol marcado. Para se classificar, precisava ganhar os dois próximos jogos e torcer para dois tropeços do Barcelona.

 

A neve espalhada pelo campo dava um “charme” especial ao jogo, que começou tão frio quanto o clima e demorou para ter alguma chance de perigo, mas quando teve, foi fatal. Pavard bateu de fora da área, a bola desviou em Zabarnyi e subiu, ela se ofereceu para Lewandowski que, de bicileta, marcou um golaço. 1-0 Bayern aos 13 minutos com uma pintura do matador polônes.

 

O time da casa não se afetou e tentou apertar os bávaros, mesmo sem contundência, mas quase deu resultado aos 28, quando Goretzka dividiu uma bola de carrinho, recuando para o goleiro Neuer. O lendário arqueiro alemão foi chutar e furou, vendo a bola bater no pé da trave, quase empatando a partida.

 

O susto animou o time de Kiev, e aos 34 Tsygankov recebeu na direita, avançou para o meio e chutou. A bola desviou em Tolisso, indo direto para o gol. Neuer que já se posicionava para a direita, voltou e defendeu, se redimindo do lance anterior e salvando o Bayern.

 

A equipe alemã equilibrou a partida novamente e ampliou aos 42. Tolisso recebeu na esquerda, fez bela jogada e levantou no meio da área. Müller fez um corta luz sensacional e a bola sobrou com Coman na direita. Ele dominou e finalizou alto, sem chances para Bushchan. A bola tocou no travessão e morreu no fundo das redes, derrubando a neve acumulada no gol, em uma bela imagem de registro do 2º gol do time de Munique. 2-0 no placar.

 

Aos 45 os alemães assustaram mais uma vez com Tolisso. Ele recebeu e bateu colocado, de fora, e obrigou Bushchan a fazer uma linda defesa colocando para escanteio, e garantindo o 0-2 no primeiro tempo.

 

O segundo tempo começou e o Dínamo quase diminuiu logo no primeiro minuto. Vitinho passou para Shaparenko, que tabelou com Buyalskyi e soltou o chute de canhota. O goleiro defendeu e, no rebote, o camisa 10 tentou de novo, mas Neuer salvou novamente!

 

O jogo caiu muito de qualidade, e o Bayern começou a ter posse para controlar e fazer o tempo passar, mas aí foi surpreendido aos 24 minutos. Mykolenko recebeu na entrada da área e colocou na frente para Garmash, ele ficou cara a cara com Neuer e mandou por baixo das pernas do goleiro, marcando o primeiro gol do time na “Champions” desse ano. 2-1 Bayern no placar.

 

A torcida empurrou o time ucraniano, e a pressão veio. Aos 28, Shaparenko cobrou escanteio e Buyalskyi, de primeira, finalizou para Neuer salvar o Bayern do empate! Aos 33, Karavaev avançou em velocidade pela esquerda e passou para Tsygankov. Ele tabelou com Buaylskyi, que finalizou, obrigando mais uma vez Neuer a fazer a defesa.

 

Aos 45 quase o empate. Tsygankov bateu de longe após cobrança de falta, Neuer acompanhou e a bola bateu na trave antes de sair, assustando a torcida alemã. A equipe da casa fez de tudo para chegar ao empate mas não conseguiu mais assustar Neuer. O time alemão garantiu a vitória e a classificação antecipada para as oitavas.

 

Final: Dínamo de Kiev 2x1 Bayern de Munique