Conteúdo

Barcelona joga mal e arranca empate no final contra o Granada na La Liga

20 de setembro de 2021

(por Thiago Paixão)

Jogando em casa, o Barcelona empatou por 1 a 1 com o Granada nesta segunda-feira (20), no Camp Nou, na partida que encerrou a quinta rodada do Campeonato Espanhol.

O gol do Granada foi marcado por Domingos Duarte, nos primeiros minutos do jogo. O Barça, apesar da má atuação, conseguiu o empate aos 42 minutos do segundo tempo, com Ronald Araújo.

Com este resultado, o Barcelona busca uma recuperação na La Liga e ocupa o sétimo lugar com oito pontos na tabela, enquanto o Granada está na 17ª posição com apenas três pontos e ainda não venceu no torneio. 

JOGO

O Barcelona precisava vencer para mostrar uma reação na La Liga, mas não foi o que foi visto no início do confronto, deixando evidente a falta de atenção que a defesa da equipe catalã possui. O Barça sofreu o gol no primeiro lance da partida, com dois minutos de bola rolando.

Após cobrança de escanteio e rebatida de Sergio Busquets, Sergio Escudero conduz pela esquerda e cruza na cabeça de Duarte, que finaliza com precisão e abre o placar para o Granada. 

O gol afetou completamente o Barça, que procurou uma reação de imediato, mas foi o Granada que ficou mais perto de fazer mais um. Aos 11 minutos, Darwin Machis faz grande jogada pela esquerda e cruza na medida para Jorge Molina finalizar de perna esquerda. A bola passou perto do travessão de Marc-Andre Ter Stegen.

O Barça só chegou com perigo aos 18 minutos, quando Philippe Coutinho cobrou escanteio e a bola sobrou para Sergi Roberto, na área, finalizar colocado. A bola explodiu no travessão. Logo em seguida, Memphis Depay fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Frenkie De Jong que cabeceou pela linha de fundo.

Apesar de ter 72% de posse de bola, o Barcelona mostrou pouca efetividade, indo para o intervalo perdendo por 1 a 0.
 
SEGUNDO TEMPO
 
No segundo tempo, o Barça só chegou a ter um ataque perigoso aos 26 minutos, quando Depay cobrou falta e a bola bateu na barreira. Os jogadores ficaram pedindo pênalti após toque no braço do adversário. O árbitro mandou seguir o jogo.

O Barça voltou ao ataque, desta vez com Depay em cobrança de escanteio e Luuk de Jong, na pequena área, cabeceou e a bola foi para a linha de fundo.
 
Com o adversário fechado, o Barcelona abusou do "chuveirinho" na área, mesmo sem ter um centroavante alto. Sendo assim, o zagueiro Gerard Piqué fez essa função e sempre esteve presente no ataque.

Nos minutos finais, o árbitro deu muitos cartões amarelos, sendo sete até o apito final. Dois destes saíram durante confusão aos 42 minutos, quando Araújo se irritou com a não marcação de um pênalti e houve uma grande discussão entre as duas equipes.

Sem dúvidas, Araújo foi o melhor jogador do Barça, e foi dele que saiu a esperança do time catalão. Aos 44 minutos, após mais um cruzamento na área, Gavi recebe na direita e levanta a bola na cabeça do zagueiro uruguaio, que testa para o chão e empata a partida.

As emoções dos minutos finais não pararam por aí, nos acréscimos, o Granada quase marcou após cruzamento, a bola sobrou para Monchu tentar o chute. O volante errou a finalização e a defesa do Barça afastou o perigo. 

FT: Barcelona 1-1 Granada