Conteúdo

Australian Open - Dia 7: Zverev para em canadense e Nadal segue rumo às quartas; Monfils e Berrettini também avançam

23 de janeiro de 2022

(Por Leonardo Costa)

 

No primeiro dia de disputas de oitavas de final do Australian Open, quatro partidas encantaram o público presente nas quadras de Melbourne. Destaque para os triunfos de Rafael Nadal e Denis Shapovalov, que passaram por Adrian Mannarino e Alexander Zverev, respectivamente, e agora duelarão por uma vaga nas semifinais. Gael Monfils e Matteo Berrettini também beliscaram uma vaga entre os oito melhores tenistas do primeiro Grand Slam do ano. Confira o resumo:

Rafael Nadal 3 x 0 Adrian Mannarino

O ano mal começou e já temos um primeiro set candidato a ser um dos melhores da temporada. A primeira parcial foi decidida apenas no tie-break, após Nadal e Mannarino garantirem seus serviços sem sustos. Porém, foram necessários 28 minutos para que o set fosse definido, com um show de atuação por parte dos dois tenistas. Melhor para o espanhol, que vibrou muito ao vencer a parcial por 16 a 14.

Após o baque de perder o primeiro set da forma como foi, Mannarino não conseguiu repetir o mesmo desempenho na sequência da partida, fruto, também, de um incômodo na virilha que o acompanhou nas duas parciais restantes. Vitória de Nadal após 2h43' de jogo, com parciais de 7-6/6-2/-2.

Denis Shapovalov 3 x 0 Alexander Zverev

A zebra do dia, se é que podemos chamar assim, ficou por conta de Shapovalov, que não tomou conhecimento de Zverev e terminou a partida em 2h24', com parciais de 6-3/7-6/6-3. O canadense foi sólido no saque e soube aproveitar a impaciência do rival na trocação ao longo da partida. Foi a terceira vitória do jovem de 22 anos contra o alemão em sete confrontos, que já supera sua melhor participação em AO na carreira, que havia sido a terceira fase em 2019 e 2021.

Gael Monfils 3 x 0 Miomir Kecmanovic

Após a exclusão de Djokovic do AO, Kecmanovic, que também é sérvio e que seria o rival de Novak no torneio na primeira rodada, prometeu vingar seu compatriota pela injustiça sofrida, e ele foi mais longe do que o esperado, parando apenas em Monfils, que venceu por 7-5/7-6/6-3. Até então, Kecmanovic nunca havia ido além da segunda fase em 11 participações anteriores em Grand Slam. Por outro lado, Monfils segue na busca por seu primeiro título  deste nível, e já iguala sua melhor campanha na Austrália, conquistada em 2016.

Matteo Berrettini 3 x 0 Pablo Carreno-Busta

Depois de suar para eliminar Carlos Alcaraz na terceira fase, Berrettini teve uma partida um pouco mais tranquila contra Carreno-Busta, vencendo em sets diretos com parciais de 7-5/7-6/6-4. O italiano foi cirúrgico no saque e salvou o único break point em que esteve, enquanto que aproveitou 5 das 7 chances contra o espanhol. Berrettini se transformou no primeiro tenista italiano a chegar até as quartas de final em todos os Grand Slam.

As quatro partidas do dia já definiram os dois primeiros duelos das quartas de final do Australian Open. Rafael Nadal vai em busca de seu segundo título em Melbourne e enfrenta Denis Shapovalov, enquanto que Matteo Berrettini e Gael Monfils lutarão pela outra vaga entre os quatro melhores do evento.