Conteúdo

Australian Open - Dia 2: Derrota dolorida de Thiago Monteiro, passeio de Medvedev e triunfo de Murray em batalha de 4 horas

18 de janeiro de 2022

(Por Leonardo Costa)

 

O segundo dia de disputas do Australian Open (AO) foi recheado de grandes nomes em quadra. Alguns favoritos fulminaram seus adversários, enquanto que outros ficaram pelo caminho. Destaque para as vitórias de Medvedev, Murray, Tsitsipas e Schwartzman, assim como a dura queda do brasileiro Thiago Monteiro em partida de cinco sets. Confira o resumo:

(2º) Daniil Medvedev 3 x 0 Henri Laaksonen (91º)

Atual nº 2 do ranking e principal cabeça-de-chave na ausência de Novak Djokovic, o russo Daniil Medvedev não tomou conhecimento do suíço Henri Laaksonen e deu números finais ao duelo em menos de duas horas, com parciais de 6-1/6-4/7-6.

Medvedev até começou a partida sofrendo a quebra, mas depois encontrou seu melhor ritmo e não deu mais chances ao rival. O próximo duelo do russo é contra o tenista da casa, Nick Kyrgios (115º), que venceu o britânico Liam Broady (128º) em sets diretos.

(4º) Stefanos Tsitsipas 3 x 0 Mikael Ymer (86º)

Outro favorito que começou a todo o vapor o AO foi o grego Stefanos Tsitsipas, que passou por cima do sueco Mikael Ymer com parciais de 6-2/6-4/6-3 em 2h12' de partida. O domínio de Tsitsipas foi amplo no primeiro e no último set, enquanto que a segunda parcial foi recheada de quebras, com cinco no total, sendo duas sofridas pelo grego.

O próximo rival do 4º do ranking será o argentino Sebastian Baez (88º), que surpreendeu o espanhol Albert Ramos-Vinolas (44º) em um jogaço de cinco sets.

(13º) Diego Schwartzman 3 x 0 Filip Krajinovic (36º) 

O pequeno gigante argentino, Diego Schwartzman, tinha um forte desafio na primeira rodada do AO diante do sérvio Filip Krajinovic. Porém, o porteño venceu com autoridade em sets diretos, com parciais de 6-3/6-4/7-5, garantindo vaga na segunda fase do torneio.

Seu próximo adversário foi umas maiores zebras do torneio até então, o convidado local Christopher O'Connell, 175º do ranking, que eliminou o frances Hugo Gaston (67º) em quatro sets.

(113º) Andy Murray 3 x 2 Nikoloz Basilashvili (23º)

Uma das grandes partidas do segundo dia de AO foi a vitória do ex-líder do ranking, Andy Murray, sobre o georgio Nikoloz Basilashvili em uma verdadeira batalha de cinco sets e 3h55' de duração. Murray venceu com parciais de 6-1/3-6/6-4/5-7/6-4 e deve entrar no top-100 com o triunfo. Embalado, o britânico terá pela frente na próxima rodada o japonês Taro Daniel (120), que furou o quali e venceu o chileno Tomas Barrios (147º), outro que veio da fase classificatória, em sets diretos.

(56º) Benoit Paire 3 x 2 Thiago Monteiro (79º)

Por fim, os torcedores brasileiros roeram as unhas e acompanharam madrugada adentro a dura derrota de Thiago Monteiro para o francês Benoit Paire em 3h40' de partida. Foi um jogo de altos e baixos do brasileiros, que sofreu com o forte saque do rival, mas que mostrou muita solidez nas bolas de fundo de quadra. 

Quando parecia mais inteiro na partida, após um belo quarto set, Monteiro sofreu a quebra na metade da última parcial, devolveu na sequência, mas não confirmou o saque no 12º game e deu adeus ao torneio. Vitória de Paire com parciais de 6-4/3-6/7-5/2-6/7-5, que agora enfrentará o búlgaro Grigor Dimitrov (28º), que eliminou o tcheco Jiri Lehecka em quatro sets.

Outros resultados do 2º dia de competições do Australian Open

M. Cilic (CRO) 3 x 0 E. Gomez (EQU)

P. Kohlschreiber (ALE) 3 x 0 M. Cecchinato (ITA)

R. Bautista-Agut (ESP) 3 x 1 S. Travaglia (ITA)

N. Gombos (ESQ) 3 x 1 T. Skatov (CAZ)

R. Gasquet (FRA) 3 x 1 U. Humbert (FRA)

B. Van De Zandschulp (HOL) 3 x 0 J.L Struff (ALE)

A. Rublev (RUS) 3 x 0 G Mager (ITA)

R. Berankis (LIT) 3 x 2 R. Carballes-Baena (ESP)

S. Johnson (EUA) 3 x 2 J, Thompson (EUA)

J. Sinner (ITA) 3 x 0 J. Sousa (POR)

M. Cressy (EUA) 3 x 2 J. Isner (EUA)

F. Auger-Aliassime (CAN) 3 x 2 E. Ruusuvuori (FIN)

T. Machac (TCH) 3 x 1 J.M Cerundolo (ARG)

A. Molcan (ESQ) 3 x 1 R. Safiullin (RUS)

P. Andújar (ESP) 3 x 0 D. Dzumhur (BOS)

D. Evans (GBR) 3 x 0 D. Goffin (BEL)

T. Fritz (EUA) 3 x 0 M. Marterer (ALE)

A. Davidovich Fokina (ESP) 3 x 0 A. Bolt (EUA)

F. Tiafoe (EUA) 3 x 2 M. Trungelliti (ARG)

A. Rinderknecht (FRA) 3 x 2 A. Popyrin (AUS)

K Majchrzak (POL) 3 x 0 A. Seppi (ITA)