Conteúdo

Atual campeão da América, Palmeiras vai ao Chile e traz a vantagem para casa

14 de julho de 2021

(por Felipe Tostes)
 

Chegamos às oitavas de final da Libertadores, o atual campeão, Palmeiras, começou a defender seu título na fase de mata-mata, fora de casa, contra a Universidad Católica do Chile, em jogo realizado no Estádio San Carlos de Apoquindo. Os brasileiros, na primeira fase da competição, tiveram a segunda melhor campanha geral, somando cinco vitórias e uma derrota (15 pontos), e vinham embalados de cinco triunfos consecutivos e a liderança isolada no Campeonato Brasileiro. Pelo lado chileno, o time somou 9 pontos na fase de grupos, vencendo três e perdendo outras três partidas. O último jogo dos católicos foi ainda no dia 3 de julho, em duelo válido pelas oitavas da Copa do Chile, a equipe perdeu por 2x0 para o Everton e foi eliminada da competição nacional.

O Jogo

O duelo começou com a Universidad Católica tentando propor o jogo e, com isso, o time logo obteve vantagem na posse de bola. Esse domínio da bola demorou para ser transformado em chance real de gol. Os chilenos conseguiram sua primeira finalização ao gol de Weverton aos 15 minutos de jogo, em escanteio cobrado a bola sobrou para Diego Valencia, que finalizou fraco, no meio do gol, para a defesa do goleiro alviverde.

O Palmeiras sofria para conseguir encaixar uma transição ofensiva, já que seus principais articuladores, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, ainda estavam tímidos na partida. O time de Abel Ferreira tentava sair jogando pelas laterais com os avanços de Matias Viña e longos(e equivocados) passes de Marcos Rocha, que não surtiam o resultado esperado.

A Católica continuou presente em seu campo de ataque, principalmente com Tapia comandando as ações ofensivas, dos pés do jovem jogador, o time criou sua melhor chance no primeiro tempo. Em jogada individual o ponta-direita puxou a bola para o meio e finalizou de pé esquerdo para a boa defesa de Weverton.

Aos 40 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras cobrou uma falta lateral, na sobra da cobrança, Deyverson dominou e chutou a bola, que acabou desviando no defensor. Com a ajuda do VAR, o árbitro uruguaio, Andrés Matonte sinalizou o pênalti após toque de mão do zagueiro Lanaro. Raphael Veiga se encarregou da cobrança e bateu firme no meio do gol para abrir o placar no Chile.

Nos acréscimos, a Universidad teve uma boa oportunidade em cobrança de falta. Gutiérrez cobrou bem e Weverton desviou com um leve toque, a bola ainda bateu no travessão e, na volta, Tapia cabeceou e o Palmeiras se livrou de levar o empate após a intervenção de Zé Rafael.

Intervalo de jogo: Universidad Católica 0x1 Palmeiras

O segundo tempo de partida começou com o Palmeiras jogando de maneira mais sóbria e tentando trabalhar mais a bola, o que não havia ocorrido na primeira etapa. Aos 10 minutos, em uma jogada ofensiva pelo lado esquerdo, Gustavo Scarpa e Breno Lopes tabelaram, e o meia finalizou perigosamente.

Correndo atrás do placar, a Universidad Católica, voltou a dominar a posse de bola da partida, os comandados de Gustavo Poyet começaram a apostar no famoso "chuveirinho" procurando Zampedri na área, mas essas jogadas não surtiram o efeito desejado.

O time brasileiro encontrou um bom caminho no campo, pelo setor esquerdo de seu ataque, agora com o jovem Wesley indo para cima da marcação e arriscando para gol, Sebastián Pérez fez a defesa.

Após a boa trama do Palmeiras, o mandante da partida acordou, e muito graças ao meio-campista Puch, que primeiro em um lindo lançamento, deixou Valencia livre nas costas da defesa e o jogador só parou em Weverton, que cresceu ao sair do gol para fazer a defesa. Na sequência, na cobrança de escanteio, o goleiro palmeirense apareceu mais uma vez, agora espalmando uma boa finalização de Francisco Silva.

O nível técnico caiu no final do jogo, a Católica no desespero voltou a tentar longos lançamentos na área alviverde, e mais uma vez não obteve resposta. Já o Palmeiras, nos raros momentos em que teve a bola, optou por mantê-la trocando passes entre seus zagueiros e, assim, os comandados de Abel Ferreira garantiram a vitória fora de casa.
 

Fim de jogo: Universidad Católica 0x1 Palmeiras



 

O Palmeiras sai na frente e consegue um bom resultado como visitante. A vitória garante a vantagem para o jogo de volta em seus domínios. Ao longo da partida, o que podemos ver foi que o time do técnico português foi frio o bastante para jogar por esse resultado e assim colocar uma mão na vaga a próxima fase da competição. O grande destaque do time e também da partida, foi Weverton, que refletiu bem essa frieza citada. No domingo, o Palmeiras viaja para enfrentar o Atlético-GO, no Serra Dourada.

Já a Universidad Católica, foi guerreira e tentou criar diante de uma equipe melhor tecnicamente. Os comandados de Poyet vão lamentar a noite inspirada de Weverton e também o pênalti um tanto quanto questionável. Já no sábado, o time recebe o Colo-Colo, pelo campeonato chileno.

Lembrando que Palmeiras e Universidad Católica voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, novamente às 19h15, só que desta vez no Allianz Parque. O jogo vale vaga nas quartas de final e o classificado enfrentará o vencedor do duelo entre Racing e São Paulo.