Conteúdo

Aston Martin apela da desclassificação de Vettel; A novela segue

2 de agosto de 2021

(por Bruno Braz)
 

No fim da tarde de ontem, recebemos a notícia da desclassificação de Vettel, devido a falta de combustível em seu tanque. Segundo o regulamento técnico, todos os carros precisam terminar as corridas, com ao menos, 1 litro para avaliação e inspeção do combustível. Essa regra é antiga, tendo sido aplicada pela última vez, nos treinos de classificação para o GP da Espanha de 2012, onde Hamilton perdeu a pole position, que foi herdada por Pastor Maldonado, que veio a vencer pela única vez na carreira, dando para a Williams, sua última vitória desde então.

Ocorre que o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, trucou. Ele alega que tem como provar que o carro, na verdade, tem 1 litro e 700ml de combustível, muito além dos 300ml encontrados na inspeção, alegando que o problema é na bomba de combustível, fato que causou a parada de Vettel na pista.

O procedimento adotado então, foi o seguinte: Os comissários solicitaram à FIA que lacrassem e confiscassem o carro de Vettel, levando o bólido para análise nas instalações da FIA.

Nos próximos dias, saberemos como essa novela acabará. Até a próxima.