Conteúdo

Aston Martin anuncia saída de chefe de equipe Otmar Szafnauer

5 de janeiro de 2022

(por Mattheus Prudente)

Uma das equipes da Fórmula 1 começa a temporada sem um chefe de equipe definido. A Aston Martin anunciou a saída de Otmar Szafnauer depois de 12 anos, mesmo depois de Otmar ter dito que “não queria deixar” a equipe, em novembro do ano passado. 

A saída de Szafnauer vem como uma surpresa para todos na Fórmula 1, e a equipe anunciou que seu cargo será dividido “entre as lideranças da equipe enquanto não acham um substituto”. No final do ano passado, algumas especulações surgiram em cima de Otmar, falando que ele estava negociando com a Alpine para 2022, mas isso foi logo rechaçado pelo mesmo. 

Szafnauer está com a equipe desde 2009, quando ainda se chamava Force India, passando por vários cargos antes de ser nomeado chefe de equipe em 2018, quando eles mudaram para Racing Point, e continuou no primeiro ano como Aston Martin. Em 2021, o time britânico teve uma temporada difícil, acabando em sétimo no campeonato de construtores com apenas 77 pontos. 

Eles são considerados a decepção do ano passado, já que, em 2020, o carro foi muito competitivo, brigando pela terceira posição no campeonato. No entanto, a polêmica do carro daquele ano era a semelhança com a Mercedes de 2019, com alguns chamando o projeto de “Mercedes Rosa”. A FIA declarou que havia irregularidades no carro, mas que eles poderiam continuar usando os compostos, depois de denúncia conjunta de várias equipes. 

A expectativa na Aston Martin aumentou quando eles trouxeram Sebastian Vettel para a equipe, substituindo Sergio Perez, misturado com a evolução constante que Lance Stroll vinha demonstrando. No entanto, o melhor resultado da temporada veio na corrida do Azerbaijão, com um pódio de Vettel. Os dois estão confirmados como pilotos para 2022.