Conteúdo

Associação de Futebol da Inglaterra emite alerta aos clubes sobre invasões de campo

20 de maio de 2022

(por Layo Lucena)

A Associação de Futebol da Inglaterra (FA), nesta sexta-feira (20), emitiu um alerta aos clubes sobre o risco de uma ação disciplinar mais severa depois que várias partidas recentes tiveram invasões de campo.

Várias partidas recentes na Premier League e na EFL Championship tiveram invasões de campo, com algumas tendo confusões e confrontos entre torcedores e funcionários do clube.

O técnico do Newcastle United, Eddie Howe, alertou que uma invasão de campo em breve pode resultar em “uma tragédia”, enquanto a Associação de Futebolistas Profissionais pediu às autoridades do futebol e da polícia que tenham uma postura mais dura com os torcedores.

E, em um novo comunicado publicado na tarde de sexta-feira (20), a FA disse estar “muito preocupada” com o aumento das invasões de campo e pediu aos clubes que "impeçam” que elas ocorram.

“Estamos muito preocupados com o aumento do comportamento anti-social dos fãs à medida que chegamos ao final da temporada”, declarou a Associação de Futebol. “Os estádios de futebol devem ser sempre um espaço seguro e agradável para todos, e esses incidentes são completamente inaceitáveis ​​e não têm lugar no nosso jogo.

“É ilegal entrar na área de campo em qualquer estádio e essas ações estão colocando jogadores, torcedores e pessoas que comandam o jogo em grande risco. Isso simplesmente não pode continuar e podemos confirmar que estamos investigando todas as incidências.

“Os clubes têm um papel vital no enfrentamento dessa questão e precisam evitar que ocorram invasões de campo, além de agir por conta própria contra aqueles que infringem as regras e a lei. A FA tentará fazer todo o possível para trabalhar com os clubes, além de abordar as questões de uma perspectiva disciplinar.

“Também estamos revisando nossos regulamentos para ajudar a eliminar esse comportamento e garantir a segurança de todos dentro de um estádio."

Nesta quinta-feira (19) tivemos invasões de campo em Goodison Park e Vale Park, já que o Everton garantiu a sobrevivência na Premier League e o Port Vale avançou para a final do Playoff da League Two, respectivamente.

No mês passado, incidentes semelhantes também ocorreram em Fulham, Oldham, Bristol Rovers, Huddersfield, Northampton, Nottingham Forest e Bournemouth.