Conteúdo

Andretti fecha acordo para comprar a Sauber e Colton Herta pode assumir vaga na Alfa Romeo

9 de outubro de 2021

(por Mattheus Prudente)

Uma grande mudança de cenário agitou a sexta-feira (8) da Fórmula 1. O ex-piloto estadunidense Michael Andretti assumiu o controle da Sauber e segunda vaga da Alfa Romeo deve ficar com o jovem piloto Colton Herta, atualmente na Indy, segundo informação apurada por Américo Teixeira Jr., do Diário Motosport. 

Andretti estava negociando a sua entrada na Fórmula 1 por um tempo e, junto com um grande grupo de empresários, assume o controle da Sauber, que é representada na F1 pelo nome da Alfa Romeo. Ainda não se sabe se haverá uma mudança no nome da equipe ou se o acordo com a fabricante italiana vai continuar. 

O que se sabe, por enquanto, é que a segunda vaga da Alfa Romeo deve ser ocupada por Herta, jovem talento da Indy de apenas 21 anos. Nativo da Califórnia, ele será o primeiro piloto estadunidense a correr na Fórmula 1 desde Scott Speed, que guiou por um ano pela Toro Rosso antes de ser substituído por Sebastian Vettel. 

A vaga da Alfa Romeo era a única disponível para 2022 na Fórmula 1, já que a equipe já havia contratado Valtteri Bottas para ser o seu primeiro piloto. Especulava-se que Guanyou Zhou iria ocupá-la por conta do seu aporte financeiro, mas Andretti mudou o curso das negociações. Outros nomes especulados eram os de Nyck De Vries e Oscar Piastri. 

Herta surgiu como uma sensação no cenário automobilístico dos Estados Unidos, debutando na Indy com apenas 18 anos. Desde então, já conquistou algumas vitórias importantes, e era tido como um competidor forte para o título nos próximos anos. Herta ainda não tem a superlicença, sendo esse o principal empecilho para sua transição para a Fórmula 1. 

A Andretti Autosport recentemente confirmou que Romain Grosjean será o seu piloto no grid da Indy no ano que vem.